Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Alteração do Código da Estrada reforçando direitos de ciclistas e peões, para Assembleia da República

Nome Comentário
Andreas B. Num pais onde não existe civismo ou educação adequada na condução, é mesmo importante proteger os direitos dos menos fortes!
Emanuel A. O Parlamento Europeu toma iniciativas ao longo dos anos para chamar a atenção para que a grande maioria dos cidadãos europeus utiliza diariamente o automóvel para percursos inferiores a 7Km. É pois URGENTE, que o parlamento nacional lhe siga o exemplo. O uso da bicicleta como meio de transporte diário, faria reduzir o nosso défice externo ao nível da importação de combustíveis, impulsionaria a economia nacional através do aumento da produção de bicicletas, resolveria problemas de mobilidade e estacionamento urbano e traria benefícios directos para a saúde dos cidadãos. Para tal é necessário que a construção de ciclovias seja vista como algo prioritário e seja obrigatório alterar a legislação que obrigue a que os novos bairros as contemplem como devem contemplar um passeio ou um lugar de estacionamento.
Ana C. A estrada é um lugar de risco. Há que alterar a forma de ver e olhar para os demais.
Ana B. Mais ciclovias, multas mais pesadas
Vítor A. Queremos cidades mais seguras para todos os ciclistas (crianças, jovens e adultos). Queremos cidades mais evoluídas - onde a bicicleta possa ser usada por todos como um meio de transporte útil, seguro e agradável!
SARA M. Apoio, mas com regras: reflectores nas rodas, luz dianteira e traseira à noite, coletes rereflectores, etc. Porque hoje em dia é a bandalheira e nós não temos ciclovias nas cidades (como na UE). Nem sei de quem planeie ter, à excepção de Aveiro.
Luís M. Sou utilizador de bicicleta como meio de transporte para deslocações casa-trabalho e gostaria de me sentir mais protegido pela lei, além do efeito de mudança de mentalidade que poderia ter uma alteração legislativa do género. Basta olhar para outros países da UE onde existe tradição substancial de utilização de bicicleta para encontrar legislação mais justa e humana (Alemanha, Holanda).
Sérgio S. Para Portugal se livrar de um código da estrada terceiro-mundista.
Carlos A. Absolutamente pertinente e urgente a normalização dos direitos e deveres rodoviários do ciclista, cicloturista ou andador de bicicleta.
Manuel G. Acho mt boa a idéia, pq os utentes de bicicleta s
Emídio O. Concordo que se deva alterar o Código da Estrada, no sentido de fomentar uma maior responsabilidade e segurança, para todos os utilizadores das vias públicas.
José E. 0
Paula G. lutemos pelas pessoas saudaveis e por um mundo tambem mais saudavel
António G. vamos dar mais força a quem menos polui.
Álvaro S. Considerando a falta de educação e respeito, pelos peões no uso das passadeiras, e dos utilizadores de bicicletas em meio urbano, consideramos muito oportuno, seja publicada legislação adequada.
Pedro S. Queremos ser tratados com igualdade.
Mario N. Sou ciclista (acho que é suficiente)
Fernando O. Sou cicloturista e a bicicleta é o meu meio de transporte principal, desde que não chova.
Jose M. Já é tempo
Jose S. Penso que os condutores deveriam ter mais respeito pelos transeuntes e ciclistas que rolam nas estradas de Portugal

Assinaram a petição
1 737 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição