Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela Continuidade e Sustentabilidade do Sond'Ar-te Electric Ensemble, para Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Pedro Adão e Silva; Exmo. Senhor Diretor-Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues

Nome Comentário
Rúben F. É sobre cultura
Sérgio A. Ao fim de 15 anos de actividade, torna-se ridículo que um grupo deste tipo deixa de ser apoiada e, até, que precise de mendigar apoios ao Estado e não receba uma subvenção específica ou por um período de 10 anos, por exemplo, renovável automaticamente. Não existem tantos assim neste país que possam assegurar um determinado tipo de repertório actual com esta qualidade.
João L. Uma das formações de maior destaque na interpretação de música contemporânea em território nacional, que tem contribuído de forma extraordinária para este campo. É na ordem do vergonhoso observar que a um grupo como o Sond'Arte não seja garantida a sustentabilidade e continuação de missão. Se o Sond'Arte não reune as condições para receber apoio, é imperativa a questão: então quem reune???
Sílvia B. em Portugal há poucas oportunidades como as que o Sond'ar-te Electric Ensemble oferece aos jovens músicos
Pedro C. A Academia Sond’Ar-te Electric Ensemble -que frequentei nas suas duas edições enquanto aluno de violoncelo- foi algo verdadeiramente fulcral no meu desenvolvimento enquanto músico, que me trouxe um conhecimento aprofundado da prática de música contemporânea com suporte eletrónico, uma área (ainda) sem representação nos currículos das escolas e universidades de ensino artístico. A academia proporciona um trabalho muito completo, onde tocamos obras com características e estéticas distintas de vários compositores portugueses. Os diferentes estilos de cada peça obrigam-nos a desenvolver um leque de técnicas e sentidos musicais, uma imensa mais-valia pedagógica- trabalhada “no terreno”, em que somos guiados pelos professores de excelência de cada instrumento na descoberta de todas as novas abordagens técnicas necessárias para a prática da música contemporânea. Para além do tocar, a academia proporciona-nos a descoberta do papel da electrónica na música contemporânea, em que o compositor Miguel Azguime nos guia no manuseamento de toda a parte técnica, em chegamos mesmo a “tocar electrónica” nos concertos.
João S. A grande música tem que poder continuar.
Ana p. Porque a cultura não ocupa lugar e é necessária a todos nós
José C. Pela continuidade de um dos ensembles mais importantes deste país, naquilo que é o investimento na música contemporânea, principalmente na música contemporânea portuguesa!
Marlene P. É muito importante que ensemble de música contemporânea continue a funcionar em Portugal! É preciso haver grupos que estejam dispostos a contribuir para a evolução e inovação musical no nosso país.
Marco P. A importância do Sond'Ar-te Ensemble no meio musical português é indiscutível. O programa de excelência que apresentam ao público articula-se com a oportunidade de músicos e compositores portugueses poderem apresentar o seu trabalho, ao mais alto nível, através deste ensemble de excelência. É uma pena que o estado da cultura em Portugal seja de cancelamento e não de dinamização. Por isso, assino esta petição que me parece ser crucial naquilo que é a defesa do que realmente deve ser defendido neste país: neste caso, o Sond'Art Ensemble.

Assinaram a petição
490 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição