Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: ESTABELECIMENTO DE TEMPOS MÍNIMOS OBRIGATÓRIOS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA, para Ministro da Educação, Secretário de Estado da Educação, Presidente da Assembleia da República e Líderes Parlamentares

Nome Comentário
MARIA A. Absolutamente urgente dotar a disciplina de tempos condignos com a sua importância na formação dos jovens deste país
Maria C. Cumprir os programas no Básico com o tempo disponível, como é exigido, é em boa consciência, impossível, no entanto isto é exigido na ESIDM, considerada a melhor escola pública do país.
Ercilia P. Para o bem das famílias
Luís F. A História é da humanidade
Rui M. O Passado não se oblitera!
Ana P. "A essencialidade da História reside na sua capacidade em nos levar a entender quem somos e de como aqui chegámos, na sua capacidade para derrubar mitos e explorar períodos deliberadamente esquecidos ou versões inventadas do nosso passado coletivo, sem medos e sem fantasmas no armário. Não conseguiremos processar corretamente o Portugal de 2019 se não analisarmos crítica e refletidamente o Portugal de 1128, de 1385, de 1415, de 1580, de 1640, de 1820, de 1910, de 1926, de 1974, de 1985... O estudo da História tem de passar, necessariamente, por análises e reflexões críticas sobre o exercício do poder e de como o seu abuso pode levar à opressão. Deve também passar pelo estudo dos direitos humanos e das suas violações, da igualdade e dos preconceitos que levaram a intolerâncias, perseguições e destruições."
Ricardo N. Futuros cidadãos de amanhã sem consciência histórica são cidadãos sem visão dos erros do passado e decerto podem por em causa as diversas conquistas de direitos e liberdades garantidos no passado.
Paulo V. 25 de abril sempre, fascismo nunca mais!
Elisabete G. Saber História é a única forma de evitar repetir os erros do passado. Quem gostaria de perder a memória? Não saber História é como uma doença social.
José S. Subescrevo conteúdo da petição
Maria S. Que seria de cada um de nós se desconhecermos como chegamos hoje?
Carla M. A disciplina de História é fundamental para estudando o passado, compreender o presente e preparar o futuro, de forma a não repetir erros. Além disso, ensina os alunos a refletir, a questionar e a torná-los cidadãos mais conscientes e interventivos.
Elisabete C. Não pode haver cultura sem História.
Maria F. Nada pior para a formação de um cidadão do que não conhecer o passado . Recordo que as ditaduras ou tentaram “apagar” o passado ( revolução cultural chinesa) ou reescrevê-lo ( fascismo, nanismo, estalinismo, chavismo...) . A História é, conjuntamente com a língua materna a filosofia e a matemática no pensamento lógico e na abstração são as disciplinas que mais contribuem para a estruturação. do pensamento.. Leiam Geogrs Orwell... A agenda ideológica dominante é como uma trituradora.
Francisco A. Medida urgente e o ensino e deve ser sério, isento e rigoroso
Ana R. Arriscamos a que as próximas gerações não saibam quem são!
Fernanda O. Está em causa a capacidade de pensar na diacronia, compreender a mudança, a complexidade e a diversidade. O impacto é profundo na escolarização / socialização e autonomia de pensamento. Como entender o mundo sem o raciocínio histórico?
José H. Sem passado não há futuro
Maria T. apoio a 100% a petição
Diogo A. É um triste golpe o que pretendem fazer com a disciplina de História nas Escola. Ensinar Cidadania, de facto, é algo que a História faz nos seus vastos domínios de aprendizagem.

Assinaram a petição
2 712 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição