Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: A Investigação Científica não é compatível com aquisições por Contrato Público, para Assembleia da República

Nome Comentário
Ana M. As minhas funções estão diretamente ligadas à aquisição de bens e serviços para fins de investigação científica e ensino. Desde que as novas regras foram implementadas tenho testemunhado em primeira mão a impossibilidade de muitos investigadores prosseguirem o seu trabalho devido ao atraso nas encomendas.
Ana F. É necessário ajustar as leis a cada caso especifico. Não funcionam todos da mesma forma.
Maria A. Concursos publicos para reagentes e padrões especificos não faz sentido. Está tudo parado. Não conseguimos trabalhar. É urgente que se desbloquei a situação.
Carlos A. Concordo com esta petição no contexto de ter a responsabilidade de gestão de uma equipa de investigação.
Cândido R. Acho que o hábito de falar muito e fazer pouco está demasiado arreigado no país e continua a manter-nos "a leste!" do progresso. Enquanto se referem com orgulho os sucessos dos cientistas portugueses no estrangeiro e se diz que eles deveriam voltar, continua a não se disponibilisar à ciência e aos investigadores no país condições equiparáveis às existentes num país europeu desenvolvido.
Cristina C. A Investigação Científica não é compatível com aquisições por Contrato Público.
Maria S. Concordo Inteiramente!
Cecilia A. Estamos paralizados e contratos internacionais que temos, por exemplo com a Comissão Europeia não estão a ser executados. Por isso irá haver uma grande perca de fundos para Portugal e despedimentos...Para além disso os alunos Universitários irão ficar sem poder concluir os seus trabalhos. Cecília M. Arraiano, Investigadora Coordenadora do ITQB Univ. NOVA de Lisboa
Maria P. Creio que ninguém que trabalhe para o avanço da Ciência deixará de assinar
Henrique M. O regime de aquisições por contrato público é incompatível com investigação científica celere e de qualidade. Este tipo de barreiras à investigação científica põe em risco a competitividade da ciência portuguesa a nível internacional, privando os investigadores em Portugal de aceder a financiamento internacional - uma das principais fontes de financiamento científico.
Joaquim B. Este assunto já devia estar resolvido. Seria interessante contabilizar o tempo (e dinheiro) gasto para contornar esta anormalidade. O progresso de Portugal não se alicerça com legisladores deste calibre.
Filipe R. no comments
Ermelinda M. Os fornecedores mais competitivos, que fazem os preços mais baixos e fornecem o melhor serviço atingem rapidamente o limite de compras. Somos obrigados a pagar mais por um serviço claramente pior. Esta lei tem um custo incomportável para um sistema que vive de um financiamento muito modesto e tem que competir a nivel internacional apesar dos recursos limitados.
João B. Estou confrontado com este problema em dois Projectos de Grande dimensão e está a prorvocar atrasos irrecuperaveis.
Ana M. A burocracia e decisões sem sentido (como não permitir compra de bilhete avião na internet ou reserva direta de quarto em hotel, levando a um gasto muitas vezes superir a 50%!, ou impedir a execução de verbas de projetos de investigação muitas vezes financiados por instituições internacionais!) só nos levam a diminuir a nossa produtividade, gastando o tempo e a energia em tarefas rídiculas, sem sentido. E depois adimiram-se de sermos um país pouco produtivo, mas onde se trabalha muito mais que na Alemanha, ou nos Estados Unidos !!!
Isabel F. Impossível fazer investigação com esta lei, já nem luvas para o laboratório consigo comprar
Rodrigo M. Apoio totalmente! Estamos realmente a matar a investigação e criar elementos de descriminação entre centros estatais e não estatais, sem qualquer nexo!
Luis B. Concordo com a necessidade de existir uma solução para evitar que a investigação cientifica fique paralisada em Portugal
Ruben H. É completamente impossível ser competitivo no panorama cientifico internacional com esta carga de burocrática.
Maria S. O avanço da ciência portuguesa está gravemente comprometido com espartilhos burocráticos como este. Punam impiedosamente os infractores mas não exerçam punição preventiva.

Assinaram a petição
1.654 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição