Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MINAS DO PEJÃO - Resgate da Memória, para Presidente da Assembleia da República, Presidente da República, Primeiro Ministro

Nome Comentário
Eliana V. Assino inteiramente para que as minas sejam história e faço parte da história
Joaquim S. ...será muito importante para toda a região norte.
António M. É importante para a memória coletiva o trabalho mineiro da Bacia Durico-Beirã!
Manuel S. apoio esta iniciativa , bem hajam pelo vosso trabalho
Fernando B. Um importante património da nossa arqueologia industrial, com objectos de interesse do ponto de vista humano, sociocultural e, futuramente, turístico, que urge resgatar e preservar dada a sua importantíssima mais valia histórica que reflecte um período.
Carlos A. Desconheço o que foi feito das peças e documentos que se reuniram ao longo de anos para um futuro museu. Estavam preservadas à altura do encerramento. Espero e desejo que não perdidas.
Dâmaso S. Património é, numa definição livre, um valor perene que transita dos nossos antepassados para os nossos descendentes. Nós somos apenas e só depositários. Os anos de vida laboriosa, o engenho da exploração e o impacto em toda a região não podem nem devem ser amputados do Património que É o Pejão
Laurentino R. É fundamental preservar a Memória Industrial do nosso País.
Helder C. Um dever nacional preservar a memória do nosso património geomineiro. Por ter trabalhado na ECD, como geólogo mineiro, há muitas, muitas luas atrás é um imperativo apoiar esta causa. Eppur si muove (G. Galilei)
Joaquim M. Muito importante. É a nossa História
Manuel M. Dou o meu apoio consciente à preservação da memória histórica das Minas do Pejão
Luís F. SUbscrevo
Jacinto S. Tudo que se possa fazer por esta causa, é-me muito caro, pelo que apoio a cem por cento esta iniciativa. Só lamento que o património mineiro, até hoje, fosse tão delapidado e desprezado por todos que, por inerência dos seus cargos, enquanto autarcas e políticos, tinham a obrigação de tudo fazerem para sua preservação e conservação. Agora que pouco resta da sua realidade material, procura-se acudir à sua imaterialidade que, por seu turno, nem sempre é bem representava. Mas, será sempre melhor que nada, apesar de eu e outros do meu tempo, notarmos que os protagonistas mineiros da geração do meu pai, bem como os locais em que exerceram a sua atividade, estão mesmo a desaparecer da memória coletiva e isso eu não posso aceitar. O Fojo, foi o palco da mais fulgurante e principal atividade mineira e dali limparam tudo que hoje seria um autêntico museu natural. Até o cavalete não escapa ao desprezo e abandono e parece que não temos ninguém com poderes para mudar o rumo das coisas com vontade de o fazer, por muita tristeza e desgosto meus. De qualquer maneira, parabéns a quem vai fazendo alguma coisa e posso-vos garantir, fosse eu Autarca, tudo seria diferente.
Carlos C. As memórias são para preservar pois sem elas o futuro não tem "alicerces" para se consolidar
Francisco Q. Vivi e trabalhei nos últimos anos da mina. É importante que a história da mina seja contada.
Antonio P. Concordo com o teor da petição
Arlindo L. Já devia estar em andamento.
José P. Sou testemunha do esforço que foi feito para preservar um património industrial museológico único no pais.
Miguel G. Não podemos aceitar que se apague a memória dos nossos antecessores na actividade mineira.
Fernando F. É muito importante salvar o pouco que resta do património mineiro de Pejão e preservar a memória da exploração de carvão em Portugal, sem esquecer São Pedro da Cova (Cavalete em betão e espaço envolvente) e as restantes minas de carvão (minas na zona de Leiria que tão importantes foram no desenvolvimento da indústria vidreira).

Assinaram a petição
1.400 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição