Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo fim da Violência Obstétrica nos blocos de parto dos hospitais portugueses, para Todas as mulheres ou famílias que se tenham sentido alvo de abuso ou desrespeito durante um parto; Profissionais da Obstetrícia que não se revejam nas práticas abusivas perpetradas pelos seus colegas.

NomeComentário
Ângela S.O meu parto foi horrível, tudo porque uma cesariana custa caro ao estado. Hoje o meu marido quer um segundo filho e tenho pânico só de pensar no que passei. É vergonhoso termos de pagar um seguro para poder ter um parto no privado onde podem fazer tudo os que os hospitais públicos se recusam a fazer para que as mulheres não sofram.
Olinda F.Basta de violência no parto. Chega de fazer a mulher sofrer. Basta de a mulher ter que se sujeitar ao que não quer, quer quando tem outras soluções.
Paula L.Contra a Episiótomia.
JOANA M.Eu sofri muito no meu parto. Não me fizeram cesariana, para poupar dinheiro. Em alternativa tive duas induções de parto. Depois fiquei na sala antes da sala de partos, sozinha por35m quando gritei pelas enfermeiras, disseram que já não podia levar epidural. Logo o tempo de trabalho de parto demorou 2h. Só posso dizer que a foto que me tiraram quando a minha filha nasceu, pareço uma pessoa completamente esgotada. Nem me recordo de muita coisa durante esse acontecimento lindo devido a exaustão.
Anabela r.Finalmente!!! Obrigada
Ana B.Estou grávida e ouço histórias que já não deveriam existir num país que se diz civilizado.
Carla F.Pelo fim do abuso de poder e desrespeito no momento do parto
Simone S.Chega de violência psicológica
Sofia F.No parto e no pré-parto que ignoram os nossos sintomas ao ponto de colocar em risco as vidas da mãe e filha. Para mim é uma parte da saúde que merece um olhar e um cuidado muito personalizado o que não acontece de todo.
Maria A.Sou vitima de violência
Poitan R.Transparencia de informaçao medica, sem dar conheciment gradual a parturiente. Os medicos tem que entender que parto natural nao e apenas parto atravez de vias vaginais mas que inglobe tudo, ausiencia de medicamentos manutençao de ambiente calmo sem puxar mas sim apoiar a parturiente ter um parto natural. Ter dolas aceciveis no hospital. Cezariana so no cazo exceptional ou quando propria parturiente escolha, mas nao puxar por isto. Ja de tratamento com respeito e tudo relacionado esta implicitio como o ar que respiramos.
Sara M.Pela dignidade da MULHER, no acto mais sublime deste mundo
Rosana R.Até ao meu parto não imaginei possível tal coisa. De facto, constatei de forma muito dura que ela existe e que nos tiram sem direito ou motivo o momento mais especial e importante das nossas vidas, transformando-o quase num pesadelo. A única parte boa foi segurar o meu filho e saber que no meio daquele cenário dantesco ele estava bem, coisa que nem sempre acontece. Assino, sim, esta petição e espero que profissionais que praticam estes atos de violência obstétrica comecem a deixar de exercer.
Cátia R.sou mãe de dois rapazes, um com 8 anos e outro com 3 semanas. Do primeiro sofri de violência obstétrica, de tal modo que devidos essa experiência tive uma depressão pós parto e adiei o sonho de ser novamente mãe. Nem sempre o parto vaginal é possível, mesmo sendo os procedimentos “normais”, não nos devem fazer passar por esse processo.
Nina P.O
Vânia C.São tantos o relatos deste tipo de violência que me deixa cheia de receios, pois estou grávida de gémeos e não posso admitir que me façam coisas que não autorização me peçam para as fazer quando for ter os meus bebés... Nao admito tal falta de respeito
Paula G.Apoio o fim da violência nas salas e blocos de partos. Haja respeito por quem precisa de recorrer a esses serviços. O nascimento de um filho é um momento muito importante na vida de uma mulher... é inconcebível que nesse momento tão especial a mulher seja sujeita a todo o tipo de violência por parte dos profissionais que a assistem. Abaixo as más práticas... penalização para quem as pratica... abaixo a impunidade de quem nao respeita o princípio essencial da vida... O nascimento de cada ser humano...
Ana p.Apelo ao fim de praticas como a episiotomia ou corte, muitas vezes desnecessário, tornou-se banal mas pode trazer complicações e complica a recuperação da mãe, fiquei 1 semana sem me conseguir sentar, almoçava e jantava de pé.
Celia A.Eu, na qualidade de cidadã portuguesa e mãe de 5 filhos, 4 deles nascidos em Portugal, confirmo a falta de respeito e humanidade em relação a mim e aos meus bebês, em qualquer uma das maternidades Barreiro-Setúbal e Algés Nos anos 1984, 1989, 1994 e 1998 Tendo dado à luz um bebé em França e assistido ao nascimento das minhas netas na Suíça, de facto, ainda nos dias de hoje, a forma como a mãe e o bebê são tratados na sua integridade física e psicológica, é de uma diferença abismal!!! Por essa razão é pensando nas futuras mães deste país que assino esta petição
Joana C.Também eu sofri de violência no parto, obstetrica e de enfermagem.

Assinaram a petição
9 803 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição