Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela suspensão da implementação do Programa de Matemática A do Ensino Secundário homologado em janeiro de 2014, para Exma. Srª Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Acácio R. O principal motivo da assinatura da petição deve-se, entre outros, ao ponto cinco!
Maria F. Estão a exigir muito, quanto mais se exige nesta matéria menos se aprende.
Ana M. Não consta que os nossos enfermeiros, médicos e engenheiros que estão a ir para o estrangeiro tenham défice na sua formação matemática. Então porquê alterar assim uma matemática que nem é muito difícil nem muito fácil e que vai de encontro das necessidades e gosto de uma grande parte dos nossos alunos? Acho que não deviam dificultar a matemática para levar os alunos a escolherem os cursos profissionais. Deviam de fazer como nos outros países, orientar os alunos de acordo com o seu perfil e não permitir a sua inscrição se não reunissem determinadas condições.
Joaquim Q. O Ministro Nuno Crato quer deixar a sua marca e está a prejudicar o ensino.
Adriana C. Uma vergonha!
carmo t. Este programa é feito só para alunos muito bons e ótimos
Paulo C. No ano letivo anterior, lecionei o novo programa de 7º ano e não o cumpri porque é impossível. Não faltei um único dia a escola, e o último tema que abordei foi a semelhança de triângulos. Precisava de pelo menos mais três semanas de aulas para concluir o programa. No presente ano letivo estou a lecionar o 8º ano e já estou atrasado relativamente à planificação. Estou neste momento a frequentar uma ação de formação que se realiza aos sábados (8,15,22 e 29 novembro) sobre as metas curriculares de Matemática A do ensino secundário, e os 28 professores presentes já constaram que vai ser impossível cumprir os programas com a carga horária atribuída e com o grau de dificuldade do mesmo.
Maria L. Este programa não faz sentido no século XXI. Vamos regredir pelo menos 20 anos!|...
Ana R. Na minha opinião, este programa não está, de forma alguma, adequado aos alunos portugueses, uma vez que lhes é exigido um grande grau de abstracção que não é comum nestas idades.
Célia C. Este novo programa de matemática veio fazer com que os alunos gostem cada vez menos de matemática! Se já a consideravam dificil, neste momente é incompreensivel!
isabel P. Concordo com esta petição.
Filomena M. Deveria existir uma articulação vertical dos programas, especialmente do secundário para o ensino superior. Aqui sim, deveria haver uma reformulação ...
Maria M. Alguns temas deveriam ser abordados numa disciplina "Matemática" de aprofundamento" para os alunos que seguem áreas de engenharia e não ser aplicado a todos os alunos, pois não interessa a todos os alunos aprender tanta matemática.
Eduardo C. Apenas mais uma vergonha
Maria S. Trata-se de um programa que enferma de várias dificuldades: Demasiado extenso; linguagem matemática e definições muito formais e " pesadas";ausência de referençias à utilização da calculadora gráfica; trigonometria do 11ºano com uma abordagem demasiada à resolução de triângulos, em detrimento ao recusro do círculo trigonométrico .Os alunos que irão frequentar , no próximo ano letivo, os cursos científico não tiveram um ensino sequencial com base nos novos programas, no 9ºano.
Isabel P. Professora da Universidade de Aveiro
Dilar V. Não concordo com o programa de mat A 2014.
Cristina F. É necessário que quem manda, também pense.
Jasmim G. Não são necessários programas desse tipo para o desenvolvimento do país.Para mim a intenção é arranjar iletrados para servirem de mão de obra barata.Para quem não saiba no inicio dos anos 60 foram feitos motores por um português do interior, inovando pois a base era aluminio, cujos automóneis em corridas internacionais na época ficavam sempre no pódium.Não aprendeu a mTEMÁTICA DOS OUTROS TEMPOS, MUITO MENOS ESTA QUE VAI SERVIR PARA QUE EXISTAM ALGUNS MATEMÁTICOS SÓ.APRENDEU O NECESSÁRIO, E POR AÍ É QUE É CAMINHO.
Deolinda R. Não só concordo com a suspensão da implementação do PMAEB homologado em janeiro de 2014 como também pela suspensão do progrma e metas curriculares em vigor para o Ensisno Básico!

Assinaram a petição
4 312 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição