Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Garantir o acesso aberto e plural às atividades de ação e proteção social, para Assembleia da República

NomeComentário
Paulo A.Apoio
Emilia A.Considero fundamental esta análise e negociação, considerando o investimento público realizado nas diversas áreas de formação e considerando a necessidade reconhecida de trabalho interdisicplinar.
Inês O.Nenhuma profissão pode exluir outra profissão!
Nuno C.Vejam outras ordens profissionais, por exemplo, a Ordem dos Contabilistas, que permite o acesso a Licenciados em Contabilidade, Gestão, Economia. Limitar o acesso de uma profissão a um só tipo de licenciatura é um perfeito exemplo de monopolização!
Maria M.Coerência
Fernando M.Concordo
Tadeu S.Força.
Domingos G.A injustiça tem de ser denunciada e combatida. Só é vencido quem não luta.
JOAQUIM I.Pela uniformização das actividades de acção e proteção social
Luís F.Trancarem as actividades de acção e protecção social exclusivamente aos profissionais assistentes sociais é um atentado à capacidade e vontade de todos os restantes profissionais, assim como à cidadania e democracia. Só demonstra fraqueza e egoísmo dos profissionais assistentes sociais. Se de facto são assistentes sociais em prol de justiça e inclusão social e integração, com isto, parece que só o fazem para o seu ganha-pão.
Ana M.É urgente
Joao M.O fechamento corporativo das atividades de ação e proteção social é apenas isso: 'fechamento' e 'corporativo'. De resto, é contrário à multiplicidade e complementaridade de competências e abordagens que o trabalho social necessita e exige.
João P.A multiplicidade de agentes sociais no desempenho das suas atividades especificas, quando reunidos obtêm melhores conclusões que a unicidade de um único ponto de vista, pelo que esta petição tem todo o sentido e pertinência, os monopólios sejam eles quais forem NUNCA foram benéficos para uma sociedade que se quer livre e plural.
Maria B.Sempre em prol da abertura à multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Pensar em termos de categorias redutoras e exclusivistas impede de conceber a sociedade como amplo teatro inclusivo em que a intervenção social para o bem comum carece do maior cruzamento possível de competências das múltiplas áreas do vasto campo das ciências sociais e humanas, nomeadamente da educação, das artes e da cultura. Qualquer outro caminho que não este será retrógrado.
Carlos S.Temos o nosso lugar como Diplomados em Ciências da Educação.
Ângela A.Aluna de educação social
Carlos V.Absolutamente de acordo. Não faz sentido nenhum que as outras áreas científicas/disciplinares cujos profissionais possuem formação científica e técnica para a intervenção na ação e proteção social fiquem arredadas de dar o seu contributo para solucionar os problemas.
Maria O.Juntos, pela igualdade de oportunidades.
Ana M.Estamos juntos por um caminho multidisciplinar, onde ganham as pessoas. Por uma equipa multidisciplinar de produção intelectual, material e social, que seja composta por pessoas que atuam em áreas diferentes, mas que se completam para o desenvolvimento de um projeto específico. Por uma equipa disciplinar, onde cada um não perde a sua identidade, os seus métodos, teorias, pressupostos e significados!
Raquelina C.Todos os profissionais da área social devem todos ter o mesmo reconhecimento, pois embora em vertentes diferentes todos trabalham com a mesma finalidade, profionalismo, amor ao próximo e ética profissional.

Assinaram a petição
1 581 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição