Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela preservação da mesquita principal de Lisboa identificada na Sé Catedral, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Evandro t. Sou cidadão europeu e formado em história , não sou a favor de destruir sítios arqueológicos . Rogo q as autoridades considere isto.
Maria C. Que seja possível salvar este patrimônio
Katherine H. As a medieval historian, I support the preservation of the Islamic portions of the building if it is at all possible.
Geoffrey M. I do not have a citizen's card.
Juan M. Respeite o patrimônio arqueológico. Todos nós vamos vencer.
Ana A. Son unos restos de inmenso valor y sería lamentable destruirlos. Pueden excavarse y conservarse debajo de la obra que se vaya a hacer.
Maria C. Vamos defender a nossas culturas
Lília R. É dever do Estado preservar o património português.
Nair A. Para quem duvida da eficácia deste tipo de acções, que procure as palavras da antropóloga norte-americana Margaret Mead sobre estas questões. Ela acreditava que só acções desta natureza poderiam fazer a diferença.
Carlos C. A preservação do património histórico e arquitectónico deve ser salvaguardada.
Leila M. Para mi Lisboa es sinonimo de pluralidad cultural y patrimonial gacias a su gran apertura sobre el mundo que le rodea...
omar l. Suerte
Víctor G. Como investigador en arte y arquitectura de al-Andalus, considero fundamental la preservación de los restos de la mezquita. La arquitectura religiosa de los siglos XI-XII es sumamente desconocida tanto en Portugal como en España. Para comprobar esta carencia de evidencias materiales puede consultarse la reciente monografía sobre mezquitas andalusíes "Las mezquitas de al-Andalus", de la Dra. Calvo Capilla (Almería, Fundación Ibn Tufayl de Estudios Árabes, 2014. Por lo tanto, considero que la importancia del hallazgo arqueológico bien merece una revisión del proyecto de musealización del espacio patrimonial con el fin de conservar unas estructuras únicas en toda la península Ibérica.
Jose L. I am a Spanish citizen and I am concerned with teh destruction of this important heritage of Portugal. Please save the remains of the mosque
Rafael M. Para preservar a História, tal qual ela é.
Feliciana S. Estoy a favor de la conservación y musealización de los restos islámicos
Maria M. Meu dever
Ana F. Não se pode contar história, destruindo parte dela!
Fernando C. Há que evitar o desastre: e isso seria a descontextualização destes achados únicos e raros a nível geral. Há mesquitas de época almorávida em Argel, em Tlemcen e Nedroma. Mas, não haja ilusões; são mesquitas vivas, que passaram por alterações desde a fundação; os vestígios de Lisboa estão selados há séculos. Estes achados são elementos fundamentais da História de uma cidade que existe antes de Portugal, permeável a influências vindas do Mediterrâneo e do Norte de África; são, igualmente, elementos de uma História mais vasta, uma história de partilha de outras cosmovisões, quase sempre excluída da narrativa que fazemos de nós mesmos. Com diálogo construtivo, a arquitectura, a arqueologia, a história, o interesse das instituições, bem como a segurança da pessoas e bens podem ser acauteladas. O patriarcado de Lisboa, o país, a cidade de Lisboa ganham um protagonismo enorme no campo do diálogo inter-religioso e no da abertura para uma compreensão equilibrada da História da Humanidade.
Álvaro S. Sou natural de Badajoz, uma cidade em Espanha perto de Elvas. Penso que é importante preservar os vestígios da história islâmica porque partilhamos esta parte da história com Lisboa com a Taifa de Badajoz. É muito importante compreender esta fase que partilhamos com parte do Alentejo. A destruição de um achado tão importante não pode ser tolerada. Boa sorte irmãos!

Assinaram a petição
3.530 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição