Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Em favor do ensino da História, para Sociedade civil, Professores, Investigadores

Nome Comentário
Carlos B. Concordo integralmente com os pressupostos desta petição. O conhecimento histórico é fundamental na formação de cidadãos conscientes e intervenientes na sociedade.
Carlos B. Concordo inteiramente com os objectivos expressos na Petição.
João M. Sem se apreender o Passado não se pode compreender o Presente ou perspectivar o Futuro...
Miguel P. a ignorancia dos governantes semeando estupidez. A sementeira já está dando seus frutos..
José S. Então e como é que vou embalar os pequenotes sem História?
Luís G. Um país rico em história, quer renegar aos seus antepassados!?!?!?!
Ruth P. O ensino da História já há muito que devia ser obrigatório do 1.º ano ao 12.º ano.
Jorge C. A escola, como,de resto, tudo o mais, tem sido progressivamente sujeita à lógica da mercantilização: a escola deve simplesmente ser rentável, virada para a satisfação das necessidades do mundo empresarial. Por isso, diversas áreas disciplinares, entre elas a História, têm sido progressivamente subalternizadas.
Paulo S. A desvalorização da História nos currículos escolares tem contribuído para a "incultura" social reinante no nosso país
Maria S. É imperativo e urgente tomar medidas contra o desnorte que se vai instalando neste país! Esta petição representa a defesa da Cidadania Portuguesa!
HELENA B. Vejo com tristeza, a cada dia que passa, assassinarem o futuro e o passado do meu país. Será que cada povo merece mesmo os governantes que tem?
José C. SEM HISTÓRIA PERDE-SE A MEMÓRIA DO PASSADO!
Júlio C. Acabar o ensino da História equivale a abrir caminho para acabar com a identidade nacional.
Maria F. E comecem, Digníssimas Autoridades em Reformas, por criar programas de História que não deixem os mais jovens 'perdidos' na matéria, sem motivação. Sei do que estou a falar porque, para isso, ajudei, na altura, os meus filhos, a perceber o 'quando' cronológica e politicamente e o 'onde' ocorriam os fenómenos e processos económico-sociais que os programas do 2º e 3º ciclos descrevem in abstracto. Até tais idades é necessário uma orientação mais objectiva e menos abstracta do saber, é preciso perceber que aquilo de que se fala faz parte da NOSSA MEMÓRIA E IDENTIDADE, toca os nossos monumentos, instituições, configuração geopolítica. Ter convertido em tabu a História política dá azo àquelas respostas de concurso sobre o primeiro rei «Mário Soares» ou o último rei «Marcelo Caetano». A minimização da História, que começou há algumas décadas tem de ser travada, em nome da dignidade de uma nação e do seu futuro. E abstenham-se os especialistas em áreas específicas da História em querer implantar tais áreas numa fase de aquisição de conhecimentos básicos, porque ajudam a construir um edifício pelo telhado e convidam a que se suprimam etapas posteriores de estudo, por saturação.
César M. Não se pode perder o fio à Historia
Duarte R. Quem não se interessa pela história do seu País, não merece ter Pátria...
Vitalino S. O que é uma sociedade sem memória?
vitor b. sem conhecimento da História, não há Memória nem Futuro.
Carlos P. IMuito impo
Helena P. Afinal não sou a única a achar que o panorama do ensino da História está negrissímo. Necessitamos fazer-nos ouvir.

Assinaram a petição
5 020 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição