Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Em favor do ensino da História, para Sociedade civil, Professores, Investigadores

Nome Comentário
Luís S. Não comento, apenas pergunto: Para onde queremos ir?
Maria L. É urgente priveligiar o ensino da História!
Jorge C. Sem ensino da história até a identidade de Portugal se perde e a memória é o presente. Não sei quem pode pensar e decretar que o ensino da história não é necessário. Só os mediocres, os autoritários, os ignorantes, os irresponsáveis e os que não sabem que o futuro constroi-se com mais cultura e mais ensino.
Nuno F. Este mundo crescentemente tecnocrático, e neste país que parece subscrever insconscientemente este modelo, necessita de jovens com perspectivas humanistas e competências amplas oferecidas pelo ensino/aprendizagem da história que se afiguram como ferramentas absolutamente essenciais para futuros cidadãos na era da Globalização.
Anabela G. A História é imperativamente necessária! Está inerente ao ser humano inteligente que deseja conhecer o passado, para melhorar o presente e não voltar a errar no futuro.
Maria F. È urgente que se faça algo em prol do ensino da História...esta iniciativa é muito importante e oxalá que mude esta apatia instalada...
Vitor V. Ignorando o passado aceita-se qualquer futuro...
Pedro M. Concordo plenamente com a Petição e com o esforço lúcido e valoroso de quem a defende.
David F. Tudo o que alguma vez despertou a curiosidade do ser humano deve ser de suprema importância para qualquer pessoa, mas há alguns pilares fundamentais sem os quais não podemos em boa consciência nos considerar verdadeiramente humanos no sentido pleno da palavra. Um desses pilares é o estudo da História humana. Se quisermos traçar uma recta num papel num papel precisamos sempre de dois pontos pelo menos para a defenir: se essa recta for o percurso da humanidade ao longo dos milénios que possivelmente viremos a ver passar como civilização (se tivermos a sorte de não nos matarmos todos uns aos outros entretanto), um dos pontos está no presente mas o outro está obrigatoriamente no passado pela simples razão de que não sabemos o futuro e por isso não sabemos onde colocar um ponto nesse espaço. Se não cultivarmos o conhecimento da nossa história em todos os seus aspectos (as coisas boas, as coisas más e as coisas horríveis) perdemos a nossa identidade, perdemos a possibilidade de aprender com o que as gerações passadas experienciaram e perdemos, no final, aquilo que nos separa dos nossos antepassados há cem mil anos atrás: deixamos, em parte, sermos humanos.
amélia p. Reforcemos o ensino das Humanidades em geral, para que deuxe de se poder dizer, como faz G.Sueu«inr, que «hoje a educação é uma amnésia planificada»
Maria M. Gostaria que a História de Portugal fosse mais divulgada junto de toda a comunidade e o seu Ensino mais exigente!
Maria C. Como formar cidadãos activos e conscientes sem uma formação em História?
Maria L. Como professora de História não podia estar mais de acordo...
Ana C. Trabalhar sobre a memória é preparar o futuro.
Mário V. Sou a favor do ensino da História.
João C. Os políticos nunca gostaram dos Historiadores nem do julgamento da História. Por isso, sempre acharam necessário calá-los.
João G. O ensino de História é uma forma estruturante do pensamento humano, tanto cientifico, como muitas vezes, ético.
Rui . o ensino está a saque!
Maria M. Apoio de forma veemente o texto da petição.
Diogo R. A História não é só uma disciplina, é mais que isso, um património!

Assinaram a petição
5.018 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição