Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição O Estatuto Jurídico de Olivença , para Exmº. Sr. Nuno Melo-PP; Exmº. Sr. Paulo Rangel-PSD; Exmº. Sr. Vital Moreira-PS;Exmª. Srª. Ilda Figueiredo-CDU; Exmº. Sr. Miguel Portas-BE .

Nome Comentário
António B. Pois
Rui S. Pelo Direito Internacional e Justiça apoio a retrocessão dos territórios de Olivença e Vila Real a Portugal.
Ângela F. por algo melhor...
victor p. a integridade territorial Portuguesa tem que ser defendida a todo o custo, viva os defensores da patria, viva Portugal
rosa g. Que lembremos todos os dias OLIVENÇA particularmente aos portugueses jovens, porque há coisas que outros nunca esquecem
Carlos d. a César o que é de César
António M. A petição deveria ter uma amplitude internacional
Bernardo P. Deveria ser recordado o art.º 5º da Constituição da República, bem como todos os actos e responsabilidades que o Estado Português deverá assegurar sobre o território nacional e as suas gentes
Gil D. Pode não acabar o problema mas, ao menos, discutam-no.
Maria d. A razão, quando existe, não prescreve!
António R. O seu a seu dono
Silvino V. Está na hora de acabar com esta vergonha bicentenária...
Luis S. Avó paterna natural de Olivença
Paulo C. Uma questão esquecida, incompreensivelmente omitida ou adiada na agenda política. Espera-se uma atitude responsável dos nossos políticos que, se estão verdeiramente comprometidos com a defesa do interesse nacional, não poderão continuar a desvalorizar matérias de soberania desta importância. Estar na Europa deveria ser uma oportunidade para resolver litígios fronteiriços e não um obstáculo.
Maria C. Assino esta petição por achá-la, além de justa, muito bem fundamentada.
Fernando C. Olivença é terra portuguesa e como tal deve ser reclamada pelos deputados portugueses no Parlamento Europeu.
Jorge c. Deve-se representar em todos os mapas dos jornais ( como o Comércio do Porto fazia e o Linhas de Elvas faz ), mapas dos calendários, e dos escolares, a parcela de território ( o biquinho ) que é nosso, e não a sua omissão, sendo confundida ( como se calhar interessa a alguns ) com o Rio Guadiana como limite. Deve-se divulgar o 15 de Abril de 1811, como data da conquista de Olivença pelos portugueses aos franceses, e não aos espanhois ( abafando a fanfarronada da data de 20 de Maio de 1801,parece que só conhecem esta data,e assim sendo o derrube do tratado de Badajós e o tretas do Godoy, que no seu livro de memórias escreveu que tinha medo do exército português ). 15 de Abril de 1811, divulgar este acontecimento exaustivamente e minuciosamente. Divulgar também, e à parte, o outro problema da vila alentejana de vila real em frente a Juromenha, e ainda como está por resolver as propriedades ( herdades) dos portugueses roubadas pelos espanhois, e que o governo português tem os registos nas Câmaras portuguesas e ainda não fez nada pela sua devolução aos legítimos donos. Isto no que consta ao lado direito do Guadiana com começo de terras no lado esquerdo frente a Juromenha.
Fernão G. É da mais elementar justiça !
Carlos L. Ou Olivença é nossa ou é independente
Paulo E. Já é mais que tempo para fechar o Capítulo das Guerras Napoleónicas. Espanha, à altura e inicialmente, apostou no Cavalo Errado. Tal teve consequências, acateas! Olicença e Terras de Juromenha são de Portugal em Acordo aceite e assinado pelo Reino de Espanha.

Assinaram a petição
218 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição