Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Exmo. Senhor Presidente da República

Nome Comentário
José G. Os engenheiros civis portugueses devem ter os mesmos direitos que os seus colegas europeus.
Hélio G. Como ATAE manifesto a minha solidariedade para com os engenheiros e demais profissionais potenciais prejudicados caso sejam promulgadas as leis referidas.
António A. Um contundente retrocesso se está a consumar na vida dos Engenheiros Portugueses e que sempre pautaram a sua vida profissional sem beliscar a dos demais profissionais na arte de bem projectar; cada um em seu galho e de acordo com a complexidade e exigência do projecto. Os Engenheiros Portugueses não podem, pois, ser descriminados negativamente e em relação aos demais Engenheiros do espaço europeu, sob pena de grave retrocesso no endémico desenvolvimento nacional!
Filomena S. Apesar de ser Engenheira Electrónica, acredito na análise criteriosa dos colegas da Ordem e com as preocupações quanto ao rigor falhas de carácter técnico/ cintífico apontadas
José G. Pois...
David F. N/A
Jorge A. Mostrem de uma vez por todas a força da engenharia que parace andar envergonhada. Tomem uma posição inequivoca que abale consiências adormecidas.
Tiago A. Membro Efectivo Ordem dos Engenheiros nº56534
joaquim m. Subscrevo
Rogério P. Lamento a degradação com que a própria OE tem pactuado, ilustrada pelo reconhecimento/aceitação de " licenciaturas" de três anos.A justificação só poderá ser uma ou seja colaborar na mercantilização do ensino, pois que os chamados "mestrados " mais não são do que uma forma encapotada de cobrar mais dinheiro aos alunos, não cuidando do mais importante que é o saber e o conhecimento.Tal não se verifica em licenciaturas como medicina, etc. ou seja as Faculdades de Engenharia e a própria Ordem não têm cuidado como seria seu dever na dignificação e valorização do ensino da engenharia e consequentemente da profissão.
Alexandre R. Concordo com o conteúdo e objetivos da Petição
flavio b. concordo na generalidade
João C. A continua redução das necessárias qualificações técnicas dos intervenientes a nível dos Projectos, das Obras e das Fiscalizações, nivelando por baixo em vez de obrigar á requalificação e melhoria continua dos agentes autorizados, acabará por reduzir e no limite anular as capacidades duma classe profissional que pelo seu labor e competência muito prestigiou e prestigia Portugal e os Portugueses.
José B. Os enquadramentos profissionais carecem de uma revisão. Por exemplo, na área de eletrotecnia, a execução de projetos de postos de transformação até 250 kVA não deve ser da responsabilidade de técnicos com cursos de curta duração (UFCD), sendo que estes estarão vocacionados para a execução de algumas instalações elétricas e não para projetos de alguma complexidade. Uma formação de curta duração não pode ser equiparada a uma formação superior em engenharia eletrotécnica de 5 anos.
Maria J. A engenharia é uma actividade que deve ser desenvolvida unica e exclusivamente por engenheiros!
Acácio J. Estou disposto a assinar esta e qualquer petição como esta que defende a dignidade dos profissionais contra a nova ditadura que se instalou em Portugal que dá pelo nome de "O SISTEMA".
Cristóvão F. Torna-se lamentável ser necessário recorrer a esta via para defender os interesses de todos os engenheiros, classe a que pertenço. Todavia não deixo passar esta petição sem que contribue com o meu manifesto.
ANTÓNIO P. Os Engenheiros são o motor do desenvolvimento do nosso País e merecem mais consideração e respitos dos nossos Governantes e Políticos em geral.
Jaquelina V. Esta Lei revela absoluta ignorância dos nossos politicos relativamente às competencias tecnicas adquiridas em cada um dos cursos.
Agostinho M. Concordo em pleno com a petição.

Assinaram a petição
7.450 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição