Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PONTE SALAZAR - Tenhamos a CORAGEM de lhe devolver o nome original., para Presidente da Republica

Nome Comentário
António M. O nome que foi mudado na Ponte Salazar, é mais um dos abuses dos abutres de Abril. A Ponte foi construída, sem desvios orçamentais nem roubos "democráticos", com o dinheiro que Salazar nos ajudou a ganhar!
Álvaro R. Ora aqui está um asssunto interessante. Chamar os Bois pelos NOMES. Chamar à Ponte...o Q????- salazar!!!Sim Senhor assim é que está bem. Grande Homem este nosso AVÔ:
Isa M. Ninguém em seu tempo, fez mais que Salazar, por isso a " césar o que é de césar"...
Horácio F. Devolva-se o Nome original à Ponte, só assim se fará justiça.
Maria G. acho muito bem k devolvam o legítimo nome à Ponte pois ela nem teve nada a ver com a revolução do 25 de Abril, uma vez k os soldados da revolução partiram de Santarém para Lisboa e não da margem sul, além disso ela foi mandada construir e foi inaugurada pelo Dr.Oliveira Salazar, sempre achei vergonhoso virem mudar-lhe o nome de um dia para o outro.
Gonçalo A. O Dr. Oliveira Salazar é o responsável pela construção da ponte. O 25A nada tem tem a ver com a sua existência e por issdo é de verdadeira justiça ser a Ponte Salazar, como sempre foi.
Maria A. A César o que é de César......
Natália M. A ponte foi nomeada depois de Salazar cair da cadeira...não é legítimo o nome ser usurpado pela revolução de Abril...ela vale por si mesma e Salazar fez história...é necessário honrar o passado!
Luis A. Concordo com a permissa: "Devolver o nome original". Sou, sempre fui e serei anti-fascista e anti-Salazarista convicto. Reconheço no entanto que escamotear o passado ou re-escrever a história obliterando-a, apenas pode contribuir para as muitas mistificações de que são feitas as lavagens cerebrais colectivas. Salazar fez parte que meio século da História Portuguesa. A sua influência na formação da "mentalidade" e na "matriz" daquilo que hoje somos colectivamente é incontornável. Ainda hoje pagamos caro o imobilismo endémico e o passadismo fadista que ele soube tão bem decantar e sublimar. Para que seja possível fazer a catarse e a Psico-terapia Social que necessitamos enquanto sociedade e enquanto entidade e identidade secular, será útil enfrentarmos os nossos fantasmas colectivos sem preconceitos nem fobias traumáticas. Devolvamos pois o nome original à Ponte Salazar. Deixemos de pretender construir o nosso futuro colectivo com os olhos postos no retrovisor da história. Enfrentemos as nossas dificuldades pessoais e colectivas, encarando-as como potencialidades e oportunidades, em vez de obstáculos e limitações.
Mário Q. 1949
Armindo B. CONCORDO PLENAMENTE
José C. O país devia estar no topo do Mundo: fomos o único país do mundo que conseguiu construir uma ponte daquela numa noite, quando os restantes países demoram anos a construir uma ponte.-
Luisa F. Nóa não mudamos de nome quando alguém considera que o nosso Criador se portou mal.
luis s. Fez algumas asneiras , quem as não faz !!!e agora como estamos !!!reponham o nome na ponte de um grande homem e que era socialista
carla s. E uma vergonha a ponte ter este nome nem consigo dizer
Pedro G. Acho mesmo que o nome nunca devia ter sido mudado. Os valores da nossa história, bons para uns ou maus para outros, deveriam ser preservados e respeitados.
ANTONIO C. O seu a seu nome.....
joão s. a história não se arreda para o lixo
Vasco d. Ainda tenho comigo vários recibos de passagens na Ponte onde está o nome: Ponte Salazar
Manuel S. Para mim a ponte sempre foi e será Salazar, apesar de concordar com o 25 de Abril.

Assinaram a petição
4.863 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição