Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro

Nome Comentário
Orlando N. Menos farão melhor trabalho.
Júlio V. Eu vou mais longe... Para quando os círculos uninominais. Chega de gente que "supostamente" nos representa.
MARIA C. 180 AINDA ACHO MUITO
Maria R. Certamente a redução não afectará a produtividade e certamente poupará ums bons milhares de euros ao erário público. Abaixo a mediocridade instalada na AR.
Alberto M. Poucos mas trabalhadores e bem escolhidos pelo povo e não pelos partidos embora possam ser propostos um a um.
Jorge S. Comparando com restantes países europeus mesmo 180 são demais . Comparar deputados/habitante
Maria P. A maior parte dos deputados não estão à altura de provocarem a mudança necessária neste País, os interesses "em proteger figuras públicas" e interesses pessoais continuam a estar à frente de todo o resto. É uma vergonha como se alteram as leis a favor duma determinada camada social e todas as instâncias deste País -até ao mais alto nível- nada faz e por nada se sente responsável em intervir. A justiça e a Educação - onde estão? é isto um Estado de Direito? Triste Figura.
Valentim M. E os votos em branco deveriam ser contabilizados e tidos em conta no nº de deputados, reduzindo o nº dos mesmos, libertando cadeiras que deveriam ser expostas para mostrarmos o nosso descontentamento pela actuação destes "políticos" de meia tigela.
Luís G. 181 seria melhor para evitar empates como já aconteceu...
António m. Será um bom sinal que Portugal transmitirá para os parceiros europeus e para o mundo
maria d. Acho que mesmo assim para não fazerem nada são demais, bastava 1 por cada distrito
Maria S. Poupemos
José P. Não é preciso tanta gente para tanta "disciplina" partidária. Também gostaria de ver revisto o sistema eleitoral com a introdução dos circulos uninominais.
emanuel f. devemos reduzir a despesa pública começado pela assembeia da república.
Maria A. o exemplo deve vir de cima. Para o papel que alguns deputaos desempenham , bem e justifica a eliminação dos lugares.. Deve haver equidade na redução de efectivos em todos os serviços e organismos que são finnaciados pelo Orçamento do Estado, quer sejam com o seu autonomia, pois só ssim os contribuintes podem aceitar os sacriffícios necesários para ultrapassramos a crie. E o exemplo tem que vir de cima....
Rui A. para redução de custos
NUNO F. Para aquilo que eles lá fazem até deveriam ser só 5 ou 6, o número de partidos eleitos, pois que os obrigam a disciplina partidária, mesmo contra a sua consciência. À deputada Matilde Sousa Franco, do PS, uma licenciada em História, O SEU PRÓPRIO PARTIDO SÓ A DEIXOU FALAR 2 VEZES. E para falar na 2ª obrigaram-na a pedir licença a todos os grupos parlamentares que lhe deram o que o PS lhe recusara e dificultara.
Henrique V. "Depois de escalar um grande morro descobrimos que há muitos outros morros a escalar" - Nelson Mandela.
Isabel F. Se há que fazer cortes e se a classe média está de rastos, era bom que os políticos começassem por dar o exemplo. Antigamente, o exemplo vinha de cima, actualmente quem dá o exemplo são os honestos, os justos, os competentes que estão no fim da linha
Teresa N. Sair-nos ia mais barato!

Assinaram a petição
112.325 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição