Alterações ao regulamento dos PNBD 2015

Para: Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

Exma. Organização do AmadoraBD,

Os signatários desta petição pretendem convocar a vossa atenção para a necessidade urgente de alterar as regras do concurso dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, antes que o concurso de 2015 tome lugar.

Acreditamos que as regras vigentes são inadequadas para o panorama actual. Espera-se de um Festival com a dimensão do FIBDA que este realize a prospecção necessária das publicações editadas no ano corrente, ao invés de, como acontece actualmente, sejam os editores a ter que se propor, através do envio de seis (6) cópias físicas.

Admitindo, porém, a diversidade de situações e posições a este respeito, apresentamos duas propostas de alteração simples e passíveis de gerar consenso:

1. Sobre a pré-selecção e inventariação de obras a concurso, propomos que esteja disponível a opção de envio em formato digital (ficheiro PDF). Ainda que não possa substituir-se ao objecto físico, que merece ser avaliado, permite cobrir o risco aos autores e às editoras, em particular os independentes, de baixas tiragens, que deixam de ter que enviar 6 cópias sem retorno.

2. Após as nomeações, propomos que se mantenha como regra o envio do objecto físico, mas em quantidades menores: um exemplar para o júri, e outro para o Festival, a ser cedido à Bedeteca da Amadora depois do evento.

Acreditamos que estas medidas permitirão a participação de um maior número de obras que de outra forma permaneceriam desconhecidas do grande público; desta forma, o FIBDA espelhará mais fielmente o panorama da BD nacional, como deve ser sua missão.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em segunda-feira, 24 de Agosto de 2015

Esta petição foi encerrada e o seu texto enviado ao AmadoraBD, seguido das assinaturas, na forma de abaixo-assinado.

Alterações ao regulamento dos PNBD 2015, para Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi criada por: Clube do Inferno.
Esta petição foi criada em 12 Agosto 2015