Prémio Nobel da Paz à Brigada Médica Cubana Henry Reeve

Para: O Comité Norueguês do Nobel

Nós, abaixo assinados, apoiamos a atribuição do Prémio Nobel da Paz à brigada médica cubana Henry Reeve, especializada em situações de desastre e epidemias graves.

Fazemo-lo porque reconhecemos que a Brigada constitui uma extraordinária demonstração da solidariedade internacional de Cuba, um exemplo de como os valores da vida e da entreajuda devem reger as relações entre os povos.

Desde a sua criação, em Setembro de 2005, milhares de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde da Brigada Henry Reeve já prestaram ajuda a milhões de pessoas em mais de 40 países, nomeadamente no combate aos surtos de ébola em África, na sequência de sismos, como o que afetou o Paquistão em 2005, ou, atualmente, no combate à pandemia da CoViD 19 em vários países.

Condecorada por vários países e organizações, como, em 2017, pela Organização Mundial de Saúde, a Brigada vê o apoio internacional fortalecer dia a dia encerrando tal apoio a convicção de que as diferenças de ideais políticos não se podem sobrepor ao valor da vida humana. São princípios da Brigada a defesa e exercício do direito humano à saúde, o humanismo e a solidariedade entre os povos.

Apoiamos a iniciativa da Associação de Amizade Portugal Cuba (AAPC) e do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), de junto do Comité Nobel, a atribuição do Prémio Nobel da Paz à Brigada Médica Cubana Henry Reeve e apelamos a todos os que se revêm nos valores do humanismo, da solidariedade entre os povos e do direito universal de acesso a cuidados médicos e à saúde que connosco subscrevam e divulguem este apelo.

Esta petição foi criada em 07 outubro 2020