Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Diabetes - Comparticipação dos sensores FreeStyle Libre da Abbott

Para: Exmo. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Ministério da Saúde de Portugal; Infarmed;

O FreeStyle Libre é uma tecnologia inovadora que pode tornar o controlo da doença mais fácil e menos invasivo, evitando que os doentes tenham que picar os dedos, o que é um processo doloroso.
A diabetes é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas durante toda a vida, que obriga diariamente os doentes a várias injeções de insulina e a picar os dedos várias vezes por dia para medir os níveis de glicemia no sangue.

Só em Portugal a doença atinge mais de 13% da população, correspondendo a mais de um milhão de portugueses, sendo que a este número acresce mais de dois milhões de pré-diabéticos.
Anualmente, devido à Diabetes:
- morrem mais de 4000 portugueses;
- são realizadas cerca de 1500 amputações dos membros inferiores;
- ocorrem mais de 7000 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A Diabetes representa uma despesa de 1.540 milhões de euros para o Estado Português, sendo que cerca de 500 milhões euros se devem às hospitalização, muitas das quais resultantes do mau controlo da doença.
Complicações da Diabetes mal controlada:
- problemas na visão - cataratas e cegueira;
- má circulação;
- problemas de coração a longo prazo - enfartes e AVC;
- problemas renais - insuficiência renal, podendo ser necessária hemodiálise;
- neuropatia - alteração da sensibilidade em qualquer região do corpo;
- problemas nos membros inferiores - aumento do tempo para cicatrização de lesões, úlceras, infeções, trombose e, em alguns casos, amputações.

Não temos dúvidas que viver com a ajuda do FreeStyle Libre seria benéfico para os doentes, tornando-se um bem maior para a sociedade em termos de saúde e impacto económico a médio/ longo prazo. Este pequeno aparelho pode melhorar em muito a qualidade de vida de todas pessoas com diabetes, porque permite monitorizar de forma constante e consistente a doença. Consequentemente, permite prevenir e reduzir os episódios de descompensação (hipoglicemias e hiperglicemias), e diminuir ou retardar o aparecimento das complicações da Diabetes descontrolada.

O FreeStyle Libre é o primeiro medidor de glicemia que evita as picadas nos dedos porque avalia a glicose no líquido intersticial e dá um valor correspondente à glicemia capilar. Este equipamento permite obter 1440 dados (glicemias) diferentes por dia (1 valor por minuto). O FreeStyle Libre é composto por um sensor e um leitor que recolhe a informação.
- Evita as picadas de rotina nos dedos;
- Sensor resistente à água, com a duração de 14 dias;
- Possibilidade de fazer as leituras onde e quando desejar: a conduzir, a correr, a trabalhar, por exemplo, sem ter que parar o que está a fazer;
- Discreto, colocado na parte posterior do braço e as leituras de glicose podem ser feitas em apenas 1 segundo, mesmo por cima da roupa.

Informações comerciais:
Custo do kit inicial (inclui leitor + 2 sensores) (adquirido uma única vez): 169.90€
Custo de um sensor para cada 14 dias: 59.90€
  1. Actualização #9 Libre comparticipado a 85%!

    Criado em domingo, 14 de Janeiro de 2018

    Poderá ver o vídeo da discussão na Assembleia da República neste link: https://www.facebook.com/parapenT1sta/videos/168393357222884/

  2. Actualização #8 Encerramento

    Criado em quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

    Petição já entregue no Parlamento.

  3. Actualização #7 Encerramento

    Criado em quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

    Petição já entregue no Parlamento. parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=12889

  4. Actualização #6 Audição no parlamento

    Criado em segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016

    https://www.facebook.com/groups/osdiabretes/permalink/748435975310380/

  5. Actualização #5 Petição no site do Parlamento português

    Criado em sexta-feira, 18 de Novembro de 2016

    http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=12889

  6. Actualização #4 Petição entregue na AR e audições com os partidos

    Criado em sexta-feira, 11 de Novembro de 2016

    Hoje, dia 11 de Novembro 2016 - Foi realizada a entrega da petição na Assembleia da República. - Audições com todos os 7 partidos representados no parlamento (PS, PCP, BE, PAN, CDS-PP, PSD e Os Verdes).

  7. Actualização #3 Petição nos media portugueses

    Criado em segunda-feira, 10 de Outubro de 2016

    A petição tem tido alguma cobertura nos media portugueses, os links estão a ser adicionados no lado direito desta página.

  8. Actualização #2 Reportagem TVI/TVI24

    Criado em sábado, 8 de Outubro de 2016

    A TVI/TVI24 passou uma reportagem sobre o medidor Abbott Freestyle Libre e a petição: http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/diabetes-medidor-sem-picadas-chegou-ha-um-mes-mas-e-muito-caro/57f8e8f00cf25acb940e044e

  9. Actualização #1 Mais de 2.500 assinaturas inválidas

    Criado em segunda-feira, 3 de Outubro de 2016

    Neste momento temos mais de 2.500 assinaturas inválidas, as quais foram removidas. A lei específica que para a assinatura ser válida é necessário o nome completo e o número de BI ou Cartão de Cidadão. Muitas assinaturas têm só o primeiro e último nome e a Localidade como número de BI/C.C. A opção para usar o Facebook para assinar só assume o primeiro e último nome. Por favor alterem manualmente o nome para o vosso nome completo. https://www.parlamento.pt/Legislacao/Documents/Legislacao_Anotada/ExercicioDireitoPeticao_Simples.pdf Esta petição é apenas para quem possui nacionalidade portuguesa com BI ou Cartão de Cidadão válido.




Qual a sua opinião?

Diabetes - Comparticipação dos sensores FreeStyle Libre da Abbott, para Exmo. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Ministério da Saúde de Portugal; Infarmed; foi criada por: DiabéT1cos.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
15.162 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.