Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Dia Nacional do Mutualismo

Para: Assembleia da República

Exmos. Senhoras e Senhores,

Considerando a reconhecida e meritória importância da ação do movimento mutualista em prol da solidariedade e da segurança social em Portugal, pretende o Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, a seguir UMP, que esta comemoração seja oficialmente reconhecida e consagrada como Dia Nacional, razão adicional para a Assembleia Geral se tenha pronunciado a fixar a data desta comemoração.
Posto isto, e atentando ao que o historiador Henrique Gama Barros relatou em “História da Administração Pública nos Séculos XII a XV”, foi no dia 08 de julho de 1297, em Beja, fundada a primeira Associação Mutualista, por iniciativa de “mercadores e outros homens bons” desta cidade, através da criação de uma confraria de beneficência, socorro mútuo e piedade.
Em face do exposto, vem o Conselho de Administração da UMP propor a fixação do dia 8 de Julho para a comemoração do Dia do Mutualismo, mandatando-se, igualmente, o Conselho de Administração para que, junto da Assembleia da República, diligencie no sentido de que essa data seja oficialmente reconhecida como Dia Nacional do Mutualismo.



Qual a sua opinião?

Dia Nacional do Mutualismo , para Assembleia da República foi criada por: União das Mutualidades Portuguesas.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
456 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.