Petição MIL em prol de um Referendo sobre o futuro da União Europeia

Para: Às Senhoras e aos Senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa

No início do mês de Março de 2017, Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, lançou um debate público sobre o futuro da União Europeia (UE), equacionando cinco cenários. Saudando essa iniciativa da Comissão Europeia de, finalmente, auscultar a voz de todos os cidadãos europeus sobre o futuro da União Europeia, o MIL: Movimento Internacional Lusófono exorta a nossa sociedade civil a corresponder a esse repto, promovendo, durante todo este ano de 2017, um amplo debate sobre o futuro da nossa integração na União Europeia, tomando como ponto de partida estes cinco cenários. Desde já propomos que esse amplo debate tenha como corolário um referendo nacional, a realizar-se no primeiro semestre de 2018. Recordamos que mil e uma vezes nos foi prometido um referendo sobre a nossa integração na União Europeia, sem que alguma vez esse referendo tenha ocorrido. Consideramos ser este o momento certo. Portugal não pode continuar dependente das decisões dos outros países europeus. Portugal pode e deve assumir em que termos pretende continuar na União Europeia. Portugal pode e deve decidir, finalmente, a melhor forma de articular a nossa relação com o espaço europeu com a nossa, até aqui tão desprezada, relação com o espaço lusófono. Chegou finalmente a hora de os portugueses se pronunciarem sobre o nosso futuro.

Petição MIL em prol de um Referendo sobre o futuro da União Europeia, para Às Senhoras e aos Senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa foi criada por: MIL: Movimento Internacional Lusófono.
Esta petição foi criada em 10 março 2017