Pela Defesa dos Trabalhadores de Supermercados - Covid-19

Para: Exmo. Sr. Primeiro-Ministro

Vivemos tempos muito delicados, em que ricos e pobres estão igualmente com a vida em risco. A situação agrava-se cada vez mais, e o governo cria medidas paliativas ao invés de preventivas. Afinal, quem define-se como trabalhador essencial para o país, de acordo com o governo, não é o funcionário com doutorado, mas é o cidadão que trabalha de segunda a domingo em regime do indecente e covarde horário rotativo, e que ganha 635 € por mês. Estes profissionais estão obrigados a trabalhar, pois agora são considerados essenciais, mas não recebem do governo absolutamente nenhuma protecção face à pandemia de Covid-19, seja ela sanitária ou financeira. Põem em risco as suas vidas e as de seus cônjuges e filhos diariamente, pois lidam directamente com o público, sem condições seguras de protecção, público este que em sua boa parte não acata as medidas básicas de segurança, como manter a distância, constituindo assim um enorme perigo para a saúde. Os supermercados já começam a fechar por casos de vários funcionários da mesma loja estarem infectados. Já aparecem anúncios de emprego para este ramo feitos por ETT, em uma clara evidência de que são vagas para tapar buracos.Exige-se a implementação de rígidas medidas sanitárias que protejam estes funcionários, especialmente se tiverem filhos menores, bem como a criação de um subsídio de risco, digno, complementar ao vergonhoso salário praticado. Lembrem-se: são estas pessoas que garantem a comida em vossa mesa todos os dias! Merecem mais respeito!