Dia Nacional do Artista Portugues

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República.

O objetivo desta petição, é conseguir a implantação do dia nacional do artista português.
Neste sentido decidi no passado mês de Maio de 2019, escrever ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica, com o pedido para a implantação do dia do artista português.
(que adjunto em seguida)

Boa tarde Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica.

Hoje dia 7 de Maio de 2019 decidi lhe escrever uma pequena Carta.
Primeiro que tudo deixe-me que me apresente, sou o Manuel António de Pinho Almeida, nasci em Cesar, uma pequena localidade do conselho de Oliveira de Azemeis, distrito de Aveiro.
Tenho actualmente 36 anos, e sonho todos os dias em conseguir chegar ao meu sonho, que é deixar a minha marca no mundo da musica, ou chamemos-lhe arte.
O assunto que me leva a escrever ao Senhor Presidente é o seguinte, queria lhe pedir algo que penso nunca nenhum artista lhe tenha pedido ate hoje.
Outro dia ao ler o livro de Anthony Robbins - Poder Sem Limites, me deparei com Sarah Josepha Hale que em 1863 conseguiu convencer a Abraham Lincoln para o Dia de acção de Graças nos Estados Unidos.
Este livro me fez pensar em outras coisas, e no que eu poderia fazer para usar esta ideia, em favor dos Artistas Portugueses.
Depois de uma breve pesquisa na Internet, cheguei a dia 24 de Agosto, em que segundo algumas webs, seria o dia do Artista, ou mesmo o dia 12 de Agosto em que é o dia nacional das artes, segundo a web.
Nesse sentido, venho-lhe pedir a instauração do dia do Artista Portugues.
O dia do ano ao qual eu pensei atribuir este simbolismo, foi no primeiro sábado de Maio, a ser repetido todos os anos no primeiro sábado do mês de Maio, devido ao simbolismo que significa o mês de Maio, que começa pelo dia do trabalhador, e que depois passa pelo primeiro domingo de Maio que corresponde ao dia da Mae.
Esse sábado seria, o reconhecimento por um lado dos artistas que trabalham na criação do futuro, e que muitas vezes não vêm as suas artes reconhecidas, ou os seus trabalhos reconhecidos.
Falo também no dia da Mae, por uma única razão, são as mães, as únicas que acreditam de olhos fechados nos sonhos dos seus filhos.
Na minha “visão de futuro”, pensei em que esse sábado seria o dia em que todos os meios de comunicação se dedicassem unicamente as criações de arte Portuguesas.
A titulo de exemplo, as rádios nesse dia só tocarem musica “Made in Portugal”.
A televisão só incentivar a criação nacional, sejam programas dedicados a Artistas Portugueses, seja com a exposição do cinema Portugues, ou mesmo com Curtas Metragens para incentivar os novos talentos nacionais.
Ao nivel do cinema, a promoção do cinema nacional.
Ao nivel nacional penso que estes são os meios que podem levar a bom porto esta ideia que aqui lhe estou a propor.
Tenho a consciência que é uma ideia bastante ambiciosa da minha parte, que vai exigir a muita gente sair da sua area de conforto, em que o “comercial” manda, e que tudo o que não seja tão comercial/ou novo não tem promoção nos meios.
Continuando com o exposto, a nivel local, seria a utilização dos edifícios públicos das juntas de Freguesia, que seriam 3091 pequenas localidades que mostrariam “Artesanato local”, ou a arte que se cria em cada localidade (aberta a toda a comunidade de artistas/autodidatas).
Ao nivel dos museus nacionais, abrir espaços nesse dia dedicados unicamente a promoção das criações artísticas nacionais, e abrir esses mesmos museus ao publico de forma gratuita, para que seja promovido o valor do Portugal Artista, para que esses artistas sejam reconhecidos.
Quando se reconhece os artistas nacionais, a meu ver seriam só vantagens, por exemplo ver que os cartazes de “festivais de verão” serem dominados pelos artistas unicamente nacionais, para alem de conseguir que o valor de muitos “honorários” não saiam do pais para países externos, contribuindo assim para o reconhecimento do “Made in Portugal” artístico.
Gostava de poder contar com a sua ajuda nesta promoção deste evento que penso beneficia muitos artistas em Portugal, e que com certeza lhe vai permitir, demarcar a sua consciência cultural, de usufruir de cultura portuguesa, e de ser o pioneiro neste evento que da valor a todas as demonstrações artísticas nacionais.
O sucesso do crescimento, depende da cultura, (musica, dança, da pintura, da fotografia, e de uma quantidade inumerável de outras demonstrações artísticas que seriam possíveis valorizar nesse dia), porque esse dia é o dia do artista Portugues, É o dia que vai demonstrar que vale a pena ser artista em Portugal.
Historicamente gostava de lhe comentar uma recordação que me vem a memória, “Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)”, século XVIII, passou dificuldades toda a vida, pobre, e ainda conseguia aparentar vestir bem e estar muito feliz todos os dias.
Aguardo a sua mensagem.

Manuel António de Pinho Almeida

Este foi o texto que partilhei com o Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica, ao qual ainda não recebi qualquer resposta da parte das entidades publicas ate ao momento.
Pensei em criar esta petição para sensibilizar os artistas portugueses, assim como todos os Portugueses para a criação deste dia que significa a cultura que influencia os portugueses.
A importância da "cultura" dentro da sociedade civil é determinante para a evolução da sociedade, e o reconhecimento deste ponto por parte das entidades governamentais corresponde a que o estado de bem estar da sociedade civil esta a melhorar, reconhecendo assim localmente/nacionalmente o valor que os artistas locais desempenham no desenvolvimento das comunidades mais pequenas do nosso pais.