Reposição e reparação de toda a Calçada Portuguesa retirada dos espaços públicos de Águeda

Para: Câmara Municipal de Águeda

1 - Inventariar e conservar num único local com condições de preservação adequadas todos os moldes e desenhos de calçada artística da cidade de Águeda.

2 - Solicitar aos Presidentes de Junta de Freguesia que procedam à inventariação de georreferenciação das zonas de
calçada artística nos respetivos territórios, identificando as que já constam da definição das zonas estruturantes da cidade e aquelas cuja manutenção se encontra na esfera de competência das Freguesias

3 - Reforçar a qualidade da conservação e manutenção da calçada artística e da restante calçada, através do recurso a pessoal especializado e com formação adequada;

4 - Identificar as zonas em que, pela sua inadequação à garantia da mobilidade de todos os cidadãos, se justifica a sua substituição por pavimento alternativo, sendo referendado em assembleia municipal a substituição da mesma.

5 - Realizar um levantamento exaustivo de todo o património de azulejo que reveste edifícios e em caso de demolição por parte dos proprietários, propor a sua retirada e consequente conservação por parte de técnicos da autarquia.

6 - Efetuar um arquivo fotográfico catalogado e disponível para consulta pública em espaço onde possam fazer exposições dos mesmos, aberto ao publico.