Dar voz ao povo nas eleições, dar voz aos votos em branco

Para: Presidente da assembleia da República

O direito ao voto é um direito previsto na constituição da República portuguesa. Contudo o método actual não dá ao povo a possibilidade de dar a sua opinião livremente e esta é a principal razão da abstenção.
O facto de nos apresentarem laranja, rosa ou azul não significa que essas sejam as cores que representam o nosso gosto. Podemos gostar de preto ou branco e de nenhuma das opções apresentadas e deveríamos ter o direito de expressar essa nossa opinião . Nesta analogia e comparando com o sistema eleitoral o povo deveria ter o direito de dizer que não concorda com nenhum dos projectos apresentados e não ser obrigado a ter de escolher o mal menor.
Neste sentido serve esta petição para solicitar que os votos em branco representem verdadeiramente uma opção de escolha que reflicta a opinião de que nenhum dos projectos apresentados são credíveis para governar o nosso país.
Esta medida será seguramente uma forma de diminuir a abstenção e de demonstrar se a política actual dos partidos vai ou não de encontro com as expectativas e necessidades da população.