Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Poupem-se os sobreiros da Quintã (Cadima - Cantanhede)

Para: Câmara Municipal de Cantanhede; Junta de Freguesia de Cadima; Instituto de Protecção da Natureza; Direcção Geral do Ambiente;

Pelo não abate dos sobreiros junto à ponte do Regueiro Quintã - Cadima (concelho de Cantanhede).

Em primeiro lugar, recorde-se que o sobreiro não é uma árvore qualquer, foi votado e aprovado na Assembleia da República como árvore de interesse nacional.


Nesta caso específico, trata-se de 2 monumentais sobreiros (pai e filho), talvez com centenas de anos, situados na entrada norte do lugar de Quintã. São árvores de porte colossal, respeitável pela idade e pelo exuberante aspecto que apresentam.

Muitas gerações da comunidade local acompanharam o seu crescimento, o protegeram, estimaram e usufruíram dos seus benefícios como bênção da natureza, mas agora supostamente estorvaria a execução de um passeio pedonal com muro de suporte da terra mais elevada.

Diga-se que o seu tronco dista 180 centímetros do asfalto, enquanto o passeio e muro já existente a que este dará continuidade mede 190, não podendo ao que parece ficar diferentes, ainda que haja como alternativa um belíssimo passeio no lado oposto desta rua, pelo que se questiona a necessidade de abater estas árvores.

Sublinhe-se que a construção dos passeios é bem vinda para a comunidade, o que não significa que desprezemos a natureza tão perigosamente prejudicada não só pelos incêndios como também pelas implacáveis leis do cimento.

É perfeitamente possível ter tanto os passeios como estas árvores!

Ora, se o muro junto às árvores ficasse com uma ligeira saliência, devida a uma estrutura de betão como proteção das árvores e o passeio mais estreito uns centímetros, porque não?

Ficaria trabalho menos bonito, mas não faltariam encómios às entidades envolvidas pela boa vontade de salvar as árvores.


A grande maioria da população local, incluídos os proprietários, defendem que a vida destas imponentes árvores com centenas de anos e aparentando ainda grande vigor físico deva ser poupada em nome dos sagrados benefícios que traz à natureza, incluído o aspecto paisagístico.

Que estas entidades destinatárias desta petição saibam atempadamente cumprir a sua sagrada missão de proteger a natureza, cumprindo a sua obrigação e não sejam as primeiras a dar o exemplo em contrário.


Pelo que aqui defendemos o não abate dos sobreiros junto à ponte do Regueiro entre Quintã e Cadima ( concelho de Cantanhede) e solicitamos a que mais subscritores se juntem a esta causa, antes que seja tarde de mais.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.