Petição pela inclusão do Voto em Branco nos boletins de voto

Para: Toda a população portuguesa

Esta petição tem como objectivo a inclusão do Voto em Branco como escolha activa nos boletins de voto.
Todos sabemos que ao contrário da abstenção, o Voto em Branco é contabilizado na contagem dos votos, sendo que manifesta que o eleitor pretende rejeitar os candidatos e/ou os partidos, todavia, não o regime representativo.
Poderá significar que, caso houvesse outros candidatos poderia votar neles. Retira a legitimidade “moral” ao órgão legislativo - e executivo - eleito, mas não retira a legitimidade jurídica e política.
Em Portugal este voto não é relevante para a contagem dos votos expressos na eleição presidencial, não tendo influência no apuramento do resultado destas eleições.

Assim sendo trata-se de uma intenção de não voto e por isso deverá ser activamente manifestada numa linha e quadrado dedicado para esse fim. Ao invés, do que acontece actualmente que para manifestar o não voto nos candidatos apresentados (Voto em Branco), o eleitor é "convidado" a nada manifestar no boletim. Ou seja, convidado à inacção.

Votar em Branco também é votar!