Pelo Voto Preferencial

Para: Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro-Ministro

Excelentíssimo senhores,

venho por este meio propor um novo sistema eleitoral. Gostaríamos, com esta petição, que fosse debatida a possibilidade de alterarmos o nosso sistema, de listas partidárias com representação proporcional, para um sistema de voto preferencial. Neste sistema, o votante tem a possibilidade de fazer uma hierarquia dos partidos/candidatos que prefere. Irlanda, Austrália e Malta são alguns dos exemplos dos países que usam este sistema.
Entendemos que com este sistema, o votante terá uma maior liberdade de voto, não estando constrangido por votos táticos ou com receio de votar em partidos sem representação parlamentar. Além do aumento da liberdade, também entendemos que este sistema trará uma maior pluralidade partidária que é tão fundamental nas democracias.
Agradecemos a atenção dos excelentíssimos senhores.