Por um serviço público de qualidade na linha de Sintra

Para: Ministério das Infraestruturas de Portugal, CP, Refer

Os abaixo-assinados utentes da linha de Sintra constatam diariamente a degradação do serviço ferroviário, sendo os atrasos constantes e as supressões de comboios sistemáticas, degradando a fiabilidade do sistema.

Estamos com cerca de 10% da frota imobilizada porque o Governo continua a recusar a contratação dos trabalhadores necessários às Oficinas de Manutenção e Reparação da CP (a EMEF). Desbloquear esta situação permitiria acabar com o essencial das supressões e atrasos e até permitiria alargar a oferta.

Faltam trabalhadores nas estações e as bilheteiras estão encerradas, enquanto as infraestruturas e a segurança se degradam.

Em Abril de 2019 uma importante reivindicação dos utentes vai ser alcançada: o alargamento do passe social intermodal, que passará a cobrir toda a Linha de Sintra e irá permitir reduzir os custos com os transportes. Ainda bem que o Governo ouviu esta nossa velha reivindicação! Vale a pena lutar! Mas no que respeita à quantidade, qualidade e fiabilidade da oferta o Governo continua a limitar-se a lançar promessas, sem tomar as medidas possíveis, necessárias, e urgentes. E o alargamento do passe torna ainda mais fundamental melhorar a oferta.

Os Utentes da Linha de Sinta Abaixo-Assinados exigem:
• O fim das supressões e atrasos sistemáticos, repondo um nível de oferta superior ao actual em pelo menos mais 10%, e articulando o transporte ferroviário com os restantes meios da Área Metropolitana de Lisboa;
• A contratação imediata dos trabalhadores necessários a dotar a EMEF da capacidade de resposta à reparação e manutenção do material circulante da CP;
• A contratação imediata dos trabalhadores necessários a dotar as Estações da Linha de Sintra do pessoal necessário à abertura das bilheteiras e postos de informação, à manutenção e segurança das estações e ao apoio aos utentes;
• A criação, junto das estações, de espaços de estacionamento gratuito;
• A requalificação da Estação de Algueirão Mem-Martins.

Esta petição foi criada em 22 Março 2019