Avenida Vasco da Gama ser transformada para a receber um passeio marítimo em Ribeira (porto de pesca) a Marina (porto de recreio de Sines e podar a continuação até na zona a frente da ZALSines

Para: Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e Algarve

Avenida Vasco da Gama ser transformada para a receber um passeio marítimo em Ribeira (porto de pesca) a Marina (porto de recreio de Sines, podar a continuação até na zona a frente da ZALSines, durante as últimas décadas do século XX esses esforços se materializam nos calçadões, que recuperam a beira do mar como espaço urbano, transformando-os em atração turística, casos extremos são os de Torremolinos e Benidorm, isso é possível devido ao surgimento de marcos legais que dão ao litoral valor e jurisdição públicos para transformá-lo em entidades locais, na Espanha, esse ponto de virada é marcado pela Lei Costeira de 1988, por sua vez, isso é uma consequência do uso público que o litoral historicamente teve na Espanha, em Portugal e em suas antigas colónias, algo que não aconteceu em outros países europeus, seu desenho, função e grau de ação no território dependem de parâmetros políticos, legais, urbanos, económicos, culturais e sociais, eles geralmente facilitam o acesso às praias e oferecem extensos passeios pedestres, proporcionando às cidades espaços recreativos de vários tipos, outras vezes são pequenas ações que visam preservar as qualidades naturais existentes no território, além disso, as paredes nas quais eles geralmente se inclinam ajudam a proteger os núcleos habitados das águas turbulentas durante as tempestades, essas ações costeiras são especialmente típicas de cidades espanholas, portuguesas e latino-americanas, devido ao domínio público da costa que historicamente manteve seus territórios, neles tendem a aparecer vegetação e atividades recreativa, como as instalações de superfícies comerciais, com o vários sub-setores económicos de ligar turísticos, a principalmente de setor de restauração, como as suas esplanadas (bares, cafés e restaurantes), no meio de pequenas superfícies comerciais de lojas, a razão acho importante de o produto turístico, com o valor arquiteto da área de nesta Baía até os terminais portuários de Sines, na uma riqueza não esta bem a usa para os locais, a gente trabalhadora e os turistas, na zona da avenida atual a transforma se o passeio marítimo a qualidade de descanso e da vida, sem algum ruindo de automóveis passo na via da atual avenida, só ruindo das gaivotas, de outros animais, das embarcações a entrar e a sair da Baía, das pessoas a conversar e o som do mar como as suas ondas abate nas praias e as suas intenções a indicar o que as razões na via técnica a construção de passeios marítimos persegue uma série de objetivos de diferentes naturezas, divididos entre o uso humano do litoral e sua incorporação como um espaço ativo de áreas habitadas e a preservação do meio ambiente natural.

Proteção da costa:

- Impedir a agressão do litoral e proteger o litoral existente.
- Materialize o limite entre o construído e o natural.
- Favorecer e preservar o uso público da costa.

Qualidade urbana:

- Melhorar a qualidade urbana e as relações com os cidadãos.
- Configure a fachada urbana de frente para o mar.
- Melhorar a estrutura urbana e resolver certos problemas desta natureza.

Para a mudança imagem da cidade de Sines na construir melhor e através dos estrangeiros (nacionais e estrangeiros) o que visito a cidade, a frente marítima e o Centro Histórico, uma nova imagem das ruas e dos largos ou das praças de Centro Histórico transformar para o um passeio urbano, a livre de transito arruinador, num Centro Histórico calmo e ruindo dos automóveis em um minuto a um minuto nas ruas e praças, também a ouvir na toda hora em uma das esplanadas, o Centro Histórico a ficar mais através para a atração turística e comercial no setor na área turística e em modelo do Rossio e da Baixa Pombalista da nossa capital (Lisboa) ou muito mais perto de largo de Marques e rua de Marques Pombal (?), na ligação do passeio marítimo na atual Avenida Vasco da Gama, ficar numa cidade mais através para a atração turística e histórica, em numa de memoria, foi a cidade no seu passado e vai será no seu futuro, no sinal de futuro dela na frente marítima e no seu porto, em uma expansão de desenvolvimento e como a memoria do passado da desta cidade e região.