Petição título/passe único Metropolitano de Lisboa

Para: Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e Secretaria de Estado do Tesouro.

Pretende-se com esta petição, que se volte a criar um passe único para o Metro de Lisboa pois milhares de habitantes desta cidade apenas usam no seu dia-a-dia este meio de transporte público e são forçadas a adquirir o Navegante que dá para o Metro, Carris e CP em Lisboa por 36,70€, ou seja, pagam sem necessidade por transportes que NÃO USAM.

De momento o Navegante é a forma mais barata de se poder usar o Metropolitano o mês todo, mas se por 3 transportes se paga mais de 36€, porque razão não se volta a criar um título mensal (30 dias) que sirva apenas para o Metropolitano de Lisboa por um valor a rondar os 15€? Percebe-se a razão, é a de obter mais receitas forçosamente à custa de quem trabalha e não tem outra hipótese senão pagar. Milhares de cidadãos ganham o Salário Mínimo Nacional já per si baixo, e ainda terem de gastar 36,70€ num passe deixando-os com menos de 550€ ao fim do mês é vergonhoso. Não é assim que se tira carros e consequente poluição de Lisboa pois faço diariamente o trajecto, Pontinha-Picoas de Metro e gastaria o mesmo ao fim do mês indo de carro de casa para o trabalho.

A verdade é esta:

As alterações tarifárias aplicáveis aos transportes públicos de passageiros são determinadas por via normativa.

A última alteração, consubstanciada no Despacho Normativo Nº1/2012 de 27 de Janeiro, com o objetivo de promover a utilização articulada dos modos de transporte que operam no interior da cidade de Lisboa, procedeu, entre outras medidas, à eliminação dos títulos próprios do Metro e da Carris (passes e bilhetes), substituindo-os por títulos bimodais, ou seja válidos para os dois operadores.

Esta medida foi implementada, como aí previsto, em duas fases:

- a primeira, a partir de 1 de Fevereiro de 2012, quando deixaram de ser comercializados os passes próprios para novos aderentes - os clientes que vinham utilizando os passes àquela data, puderam continuar a carregá-los até 31 de Dezembro de 2012 – e criados os passes Navegante (válidos no Metro, na Carris e nos circuitos urbanos da CP);

- na segunda fase, reportada a 1 de Janeiro de 2013, foram definitivamente descontinuados os passes próprios e eliminados os bilhetes exclusivos dos dois operadores. Em substituição destes últimos foi criado o bilhete Viagem Carris/Metro, que permite a realização de uma viagem em toda a rede do Metro e da Carris, durante 1 hora, após a primeira validação.

Relativamente aos aumentos tarifários aplicáveis aos transportes públicos de passageiros tenho conhecimento que não são determinados pelo Metropolitano de Lisboa, mas por via normativa pela Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações em conjunto com a Secretaria de Estado do Tesouro.

Assim, peço que revertam esta decisão do passado erradamente tomada e se volte a criar 1 título único para o Metropolitano, certamente haveria mais pessoas a usar este meio de transporte.

Obrigado