Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A favor da rubrica "Cantos da Casa" (Antena 1)

Para: Rádio e Televisão de Portugal

Ao Conselho Geral Independente da Rádio e Televisão de Portugal,
À Administração da Rádio e Televisão de Portugal,
À Direcção de Programas da RDP-Antena 1,

Como é facilmente constatável, a música tradicional (e mesmo a de autor radicada/inspirada naquela) tem uma presença muito residual na emissão da RDP-Antena 1. É algo que vai ao arrepio do que se espera do serviço público de rádio, que deve ter como preocupação primeira, no que à música diz respeito, acarinhar e divulgar convenientemente o nosso património mais identitário.
Urge que a situação, de tão anómala que é, seja alterada, de molde a possibilitar ao auditório da Antena 1 um contacto mais regular e consistente com a nossa música tradicional/regional/popular, abrangendo um leque tão vasto quanto possível de intérpretes (em nome individual ou em grupo). E se é de capital importância que isso seja feito através da lista de difusão musical, vulgo 'playlist', não menos importante é que existam, nos horários nobres, espaços específicos em que se faça a devida contextualização do repertório da tradição oral e dos seus recriadores em registo fonográfico.
A rubrica "Cantos da Casa", proficientemente realizada pelo Sr. Armando Carvalhêda, cumpria de forma muito satisfatória esse desiderato. Era também o único espaço da Antena 1 que acolhia o cante alentejano que assim fica sem tempo de antena no serviço público de rádio, poucos meses – pasme-se! – após o reconhecimento internacional como Património Cultural da Humanidade.
Nesta conformidade, os subscritores solicitam a V. Exas. que se dignem providenciar no sentido de a rubrica "Cantos da Casa" ser reposta na grelha da Antena 1 (em horários praticáveis pela generalidade dos ouvintes). No caso de eventual indisponibilidade do Sr. Armando Carvalhêda para retomar a sua realização, que se convide outra pessoa com os necessários conhecimentos e preparação na matéria. A bem da cultura portuguesa!

Álvaro José Ferreira
Fundador do Grupo de Amigos do LUGAR AO SUL


Adenda (em 15-Out-2015):
Entretanto, mais precisamente a 12 de Outubro, a rubrica "Cantos da Casa" voltou à Antena 1, mas só com uma transmissão diária (05:55). Sem prejuízo de continuar a ser emitida naquele horário (a pensar nos ouvintes mais madrugadores), a rubrica deve ter uma transmissão (uma, pelo menos – se forem mais, tanto melhor) no período compreendido entre as 08:00 e as 20:00, de modo a chegar a muitos outros ouvintes que apreciam ou desejam descobrir a maravilhosa música tradicional portuguesa e os artistas que, com paixão e talento, se dedicam ou dedicaram à sua recriação.
A rubrica "David Ferreira a Contar" passa às 07:35 (que é um horário mais favorável) e repete às 18:55. Nada contra. Não podemos é aceitar que a rubrica "Cantos da Casa" não receba idêntico tratamento. Por conseguinte, a petição vai continuar.



Qual a sua opinião?

A favor da rubrica "Cantos da Casa" (Antena 1), para Rádio e Televisão de Portugal foi criada por: Grupo de Amigos do LUGAR AO SUL.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
448 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.