Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-Assinado “Alte- Vamos Recuperar o Vigário”

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loulé Dr. Vitor Aleixo; Excelentíssima Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Alte Dra. Sílvia Martins; Excelentíssimo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve Dr. David Santos; Excelentíssimo Senhor Diretor da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve Dr. Sebastião Brás Teixeira

Nós cidadãos abaixo-assinados, vimos, publicamente, demonstrar a nossa preocupação com a situação calamitosa em que se encontra a queda de água, chamada de “Vigário”, sita na freguesia de Alte, concelho de Loulé, cujo desvio das águas da ribeira, que é pública, serve interesses particulares e tiveram, como consequência, a sua seca total e a morte dos animais que tinham o seu habitat nesse local, entre os quais se destacam, tartarugas, anfíbios e peixes.
Alte, pela sua beleza singular, ganhou em 1938 o título de 2ª aldeia mais típica de Portugal, sendo, por muitos, igualmente, considerada a aldeia mais típica do Algarve.
A aldeia de Alte, tem, ainda, o epíteto de “ Aldeia Cultural”, constituindo as suas ruelas, as suas casas pintadas de branco, as suas chaminés centenárias, os saberes perdidos no tempo das suas gentes (autenticas guardiãs de saberes), a sua gastronomia e folclore (cujo reportório ímpar tem perpetuado as memórias deste povo), entre outras vertentes, todas elas, são mostras culturais da identidade dos Altenses, da Serra Algarvia, do Algarve e de Portugal em geral, e de grande relevância cultural.
Do vasto patrimônio da Aldeia de Alte, fazem parte, as suas fontes de água mineral e cristalina e o Vigário, que fazem, anualmente, o gáudio de milhares de visitantes, que vêm de propósito, em grupos de amigos, integrados em grupos turísticos ou em família, visitar Alte e, sobretudo, para se banharem na piscina natural da Fonte Grande e no Vigário, fazendo piqueniques nas áreas envolventes ou, simplesmente, para apreciarem a maravilhosa e fresca paisagem, principalmente nos meses quentes de Verão.
O Vigário, é, sem dúvida, um dos ex-libris da Aldeia de Alte e faz parte integrante do vasto patrimônio das suas gentes, bem como, de todas as pessoas que o visitam.

Por todo o exposto, nós cidadãos preocupados e solidários com esta causa, vimos, por este meio, solicitar a V. Exas. seja dado tratamento adequado e urgente à resolução da situação do Vigário.

Na forte convicção de sermos atendidos nesta nossa preocupação, encaminhamos este documento composto por _______ folhas numeradas e assinadas por todos.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
678 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.