Queremos a Grécia na Europa

Para: Martin Schulz, Jean Claude Juncker, Mário Draghi, Jeroen Dijsselbloem

O povo da Grécia vive à beira de uma catástrofe humanitária se nestes dias não forem tomadas as decisões políticas que impeçam consequências inesperadas e imprevisíveis não só naquele país mas em toda a europa e no eurogrupo. Todos os europeus, e os gregos em particular, dificilmente compreenderão e aceitarão que os interesses dos credores se sobreponham às suas vidas. Quase dez anos de austeridade tornaram insuportável e incompreensível que a política de intransigência das instâncias europeias não avalie as condições sociais em que os gregos estão mergulhados e não considerem que estamos perante uma situação que exige outros instrumentos de abordagem, sobretudo medidas políticas que demonstrem que os valores da solidariedade se mantêm vivos entre os povos europeus.

Os portugueses sentem e compreendem os tempos difíceis que se abateram sobre os gregos. Também eles estão a sofrer as consequências das políticas de austeridade que lhes foram impostas pelos credores e pelo governo em funções. Também eles sabem o que representou ter de recuar vinte anos nas suas condições de vida. Por isso, talvez melhor do que qualquer outro povo europeu, os portugueses recusam que a ortodoxia financeira que se abateu sobre a Europa se mantenha, empobrecendo e marginalizando largos extractos da população.

Não era esta a Europa que os governantes nos prometeram. E não foram o povo grego nem os outros povos europeus os responsáveis pela situação a que se chegou. Exigimos, por isso, que os principais responsáveis políticos europeus adoptem medidas urgentes que ponham fim ao clima de incerteza quanto ao desfecho da situação na Grécia. Queremos a outra Europa, a Europa dos povos, a europa da coesão económica e social que nos anunciaram e prometeram, a Europa da solidariedade entre europeus, do progresso e da prosperidade, onde a Grécia mantenha assento de pleno direito. Queremos e desejamos que a Grécia se mantenha na Europa.

Os promotores – Cipriano Justo, Alice Samara, Ana Benavente, Ana Prata, Alice Silveira e Castro, Álvaro Beleza, André Freire, Ângela Dionísio, António Borges Coelho, António Faria Vaz, António Diogo, António Martins Coelho, António Pedro Vasconcelos, António Rodrigues, António Serzedelo, António Valdemar, Carlos Brito, Carlos Trindade, Carlos Roseiro, Casimiro de Brito, Cucha Carvalheiro, Elísio Estanque, Eurico Figueiredo, Fernando Gomes, Fernando Sousa Marques, Fernando Pinto, Fernando Vicente, Francisco Batel Marques, Helena Vieira, Henrique Botelho, Henrique Melo, Isabel Loureiro, Jaime Mendes, José Aranda da Silva, José Carlos Calazans, José Cavalheiro, José Reis, José Zaluar Basílio, Júlia Coutinho, Manuel Alegre, Manuel Martins Guerreiro, Manuel Pedroso Marques, Manuela Silva, Maria Augusta de Sousa, Maria Eduarda Gonçalves, Maria José Casanova, Mário Jorge Neves, Nídia Zózimo, Noémia Cruz, Paulo Fidalgo, Pedro Lopes Ferreira, Sérgio Manso Pinheiro, Vasco Lourenço

Esta petição foi criada em 19 junho 2015
3 341 Pessoas