Petição em defesa, salvaguarda e reabilitação do Castelo de Monforte de Rio Livre em Chaves

Para: Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Secretário de Estado da Cultura, Diretor-Geral do Património Cultural, Presidente do Parlamento Europeu, Comissário Europeu da Cultura

Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Exmo. Senhor Secretário de Estado da Cultura
Exmo. Senhor Diretor-Geral do Património Cultural
Exmo. Senhor Presidente do Parlamento Europeu
Exmo. Senhor Comissário Europeu da Cultura

O Castelo de Monforte de Rio Livre, associado à esplêndida envolvente paisagística, constitui um importante produto cultural como suporte da economia local, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Tratando-se de um Monumento Nacional desde 1950, as últimas intervenções datam da década de 1990, estando atualmente em completo abandono.
Assim, consideramos necessário a salvaguarda do local, através da recuperação e valorização do seu Património Histórico.

Os cidadãos a seguir assinados e identificados, vêm por este meio, requerer a Vossas Excelências a preservação do Castelo como um importante marco da História de um Povo, divulgá-lo e torná-lo apelativo como atração turística, dinamizá-lo através de atividades várias, melhorar as acessibilidades e área envolvente, aproveitar as suas potencialidades para promovê-lo dentro e fora de Portugal.

Garantindo a sua recuperação, manutenção e sustentabilidade a longo prazo.

Portugal, 29 de Abril de 2014

Os Signatários,