Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A Luta Pelos Implantes Cocleares em Portugal

Para: Exma. Presidente da Assembleia da República, Exmos. Srs. Ministro da Saúde e Primeiro-Ministro, V. Exa. Presidente da República Portuguesa

Exmos. Senhores,

A OUVIR - Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos, vem por este meio juntar-se à luta pelos implantes cocleares em Portugal. A OUVIR é a associação que representa e defende os interesses das pessoas com hipoacusia em Portugal. E que vem por esta parte, relatar as dificuldades na colocação do segundo implante coclear.

Todos nós conhecemos, segundo a legislação, que em Hospital público, o Estado comparticipa o primeiro implante coclear, mas não faz o segundo implante.

"Os implantes cocleares foram suspensos no Hospital dos Covões, em Coimbra", e mais uma vez, deparamo-nos para esta situação. É dito pelos responsáveis por aquela unidade hospitalar o atraso na realização das cirurgias e a existência de lista de espera de utentes, quer de crianças, quer de adultos, e ainda por mais, o "implante coclear bilateral" está a ser dificultado.

Pretendemos Colocar um Ponto Final nesta situação, e Procuramos junto da População uma Petição Credível e com bastantes assinantes para Conseguirmos Superar estas Dificuldades!!!


Mais, queremos assim, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitar ao Governo de Portugal, que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos à população(já questionados pelo PCP, até hoje, que ainda não obtiveram uma resposta!):

1. Qual a situação atual no que diz respeito aos implantes cocleares? Quantas crianças e adultos foram alvo desta intervenção nos últimos três anos?

2. No que toca às crianças, quais as idades em que foram colocados os implantes cocleares?

3. Existem lista de espera para cirurgia de implante coclear? Se sim, qual o tempo médio de espera?

4. O Governo confirma que o Estado não comparticipa o implante coclear bilateral? Qual ou quais as razões para não comparticipar?

5. Reconhece o Governo que o implante coclear bilateral, nas situações em que tal é necessário, é o mais adequado na medida em que vai permitir um melhor desenvolvimento da linguagem, e por consequinte, na aprendizagem e desta feita potenciar os sucessos nas aprendizagens escolares?

6. O Governo prevê comparticipar o implante coclear bilateral? Se sim, quando?


É de nossa intenção levar este assunto até às últimas consequências, e quebrar o silêncio de centenas de deficientes auditivos, que poderiam beneficiar com o implante coclear bilateral. E pensamos, cremos, que já chegam às dezenas, dos que aguardam a possibilidade de poderem ser submetidos à cirurgia por 1º implante coclear.

É de lamentar profundamente, e é do nosso desagrado! Como tal, pedimos à população em geral, que possa aderir em massa a esta petição!.

LUTAMOS PELOS IMPLANTES COCLEARES EM PORTUGAL.

Agradecemos imenso V.Exma. contribuição e adesão.


Com os nosso melhores cumprimentos.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
395 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.