Petição para a deslocalização do Terminal Portuário da Trafaria - Silos da Trafaria

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos Senhores Deputados

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República
Senhoras e Senhores Deputados

Esta petição tem como objetivo a discussão na Assembleia da República da deslocalização do Terminal Portuário da Trafaria (Silos da Trafaria) para uma zona industrial fornecida por ferrovia com menos pressão urbanística e cumprimento das promessas efetuadas à população da Trafaria como compensação de instalação do Terminal.

O Terminal Portuário da Trafaria, mais conhecido por Silos da Trafaria situa-se numa área urbana, sendo que desde a sua inauguração que a população sofre com problemas respiratórios e com o barulho dos silos a trabalhar de dia e de noite. As máquinas dos Silos ouvem-se não só na Trafaria, como na margem norte do rio, com maior incidência em Algés, Dafundo e Cruz Quebrada. À data da construção dos Silos foi prometida à população da Trafaria o desenvolvimento da terra e com ele uma série de benefícios, entre os quais, a criação de postos de trabalho e até uma piscina para a população utilizar, o que nunca aconteceu. O desenvolvimento não veio, a Trafaria inclusive parou no tempo. A piscina até foi construída, mas continua até hoje abandonada a céu aberto, à espera que alguma desgraça aconteça.
Para além de nunca ter existido compensações para a população, a expedição dos produtos para o mercado nacional e espanhol é feita por rodovia. A continuação da utilização de transporte rodoviário para este tipo de mercadorias, com elevadas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, a médio prazo será insustentável.

Cientes da necessidade da existência de um terminal deste porte no sul no país, vimos solicitar a discussão para a deslocalização para uma zona industrial com acesso a ferrovia e com menor pressão urbana. Esta deslocalização irá não só potenciar a zona da Trafaria, como uma extensão da capital do país, mas também melhorar as condições ambientais não só locais, como em todo o território nacional com a diminuição de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera pela diminuição do transporte rodoviário. Esta será a altura ideal para se iniciar o processo para a deslocalização dos silos, utilizando os fundos comunitários que foram agora atribuídos, considerando o Plano de Recuperação e Resiliência Português e o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Salientamos por fim que, as compensações à população da Trafaria nunca foram atribuídas e enquanto se aguarda a possível deslocalização ou não, esta mesma população quer ser compensada com melhores infraestruturas, entre as quais e face aos problemas respiratórios provocados pela existência de cereais no ar devido ao funcionamento dos silos e o seu transporte por camião, a reabertura do Posto Médico e a criação de um complexo de desportos na Trafaria incluindo a tão prometida piscina que poderá ser entregue à gestão de uma coletividade do concelho para que o associativismo não se perca.

A Bem da Humanidade,

Os subscritores,
Carina Filipa Borges Bicho, Cartão de Cidadão nº 12841939 3ZW3,
Cristina Maria Pereira Caliça, Cartão de Cidadão nº 08973773 3ZX7 e
Susana Gomes Pereira, Cartão de Cidadão nº 10991952 1ZY0.

Esta petição foi criada em 04 agosto 2021