Instalação imediata do serviço de fibra ótica a particulares em Vale de Figueira

Para: Altice, Nos e Vodafone

Nos dias correm, todos sem exceção estamos dependentes das novas tecnologias e não podemos ignorar a sua importância, bem como a sua repercussão positiva na vida da sociedade portuguesa. Nas atuais circunstâncias, é igualmente percetível a crescente necessidade de acesso, quer por particulares, quer por empresas e instituições, à rede de internet, cujo número de utilizadores e dimensão de conteúdos continua a aumentar.
É, por isso, exigida nova e maior capacidade da rede, motivo que as empresas fornecedoras deste tipo de serviços não se cansam de invocar para justificar os preços praticados. Não obstante, aos preços e às respetivas justificações, não corresponde o serviço que é vendido.
Esta exposição tem por objetivo apresentar mais uma reclamação dos utilizadores do serviço de internet fornecidos pela Altice, Nos e Vodafone à localidade de Vale de Figueira, concelho de Santarém. Perante a situação que de pandemia atravessamos, com muitos trabalhadores em teletrabalho, a utilizar a sua ligação pessoal à rede, e empresas e instituições dos mais variados setores a dependerem dessas ligações, as quais são vendidas e pagas ao preço de ligações de alta velocidade, é vergonhosa a dificuldade de acesso à rede e a velocidade a que funciona.
Há anos que esta situação se mantém em Vale de Figueira, há anos que é alvo de reclamação e há anos que as respostas recebidas são as mesmas, por parte de todos os consumidores desta localidade, que se sentem lesados por estarem servidos por uma rede que tem, em média 3 Mb de download, quando necessita de velocidades bastante superiores e uma qualidade de serviço compatível com o valor a que pago. Esta localidade é servida pelos piores serviços e paga valores muito superiores aos pagos por clientes de outras localidades, que usufruem de uma qualidade de serviços soberbamente superior.
As operadoras, com as quais foram assumidos contratos de prestação de serviços, que pagamos e honramos, não cumprem a sua parte do contrato, considerando-nos clientes de segunda para o fornecimento dos serviços, mas cobrando-nos como se fôssemos clientes de primeira!
Assim, os clientes desta localidade, abaixo assinados, exigem às operadoras fornecedoras do serviço de internet a resolução desta situação, que – recordamos - se mantém há anos e que foi já alvo de diversas reclamações. A ausência de resposta por parte destas empresas é bem reveladora da atitude de desprezo com que tratam os seus clientes, que estão agora, não só saturados da situação, como disponíveis para procurarem novas soluções em tempo útil. A população exige a instalação imediata do serviço de fibra ótica a particulares em Vale de Figueira.

Esta petição foi criada em 18 Janeiro 2021