Melhoria da classificação final da disciplina por Exame no ano 2021

Para: Exm.º Sr. Presidente da Assembleia da República; Exm.º Sr. Primeiro-Ministro António Costa; Direção-Geral da Educação; Júri Nacional de Exames

A melhoria da classificação final da disciplina por Exame é, para muitos alunos do Ensino Secundário, a única opção viável de melhoria da sua média interna, de modo a poderem ingressar no curso superior que tanto sonham.
Em 2020 foi-nos retirado este direito, o que impediu muitos jovens portugueses de seguirem os seus sonhos. Apesar da situação pandémica e incerta que atravessamos neste momento, não achamos justo que a incerteza enquanto estudantes continue. Muitos estudantes anseiam por saber se terão a possibilidade de melhor as suas classificações internas através dos Exames. Além disso, a entrada no ensino superior de muitos alunos depende desta mesma medida, como também a realização ou não dos exames em 2021 dependerá também desta (para aqueles que melhorias apenas nas provas de ingresso não façam a diferença, já não os irão realizar). Muitos de nós esperamos ansiosamente de uma resposta, uma vez que estão em jogo gastos de dinheiro, tempo, esforço pessoal e familiar, como também a organização do nosso futuro. A preparação para os Exames Nacionais começou em setembro, e não em março/abril, daí precisarmos de uma resposta. Realçar que este ano imensos alunos investiram na preparação para estes Exames, e depois na “reta final” foram impedidos de os fazer, ou então foram impedidos de melhorar nas classificações dessas disciplinas.

Por fim, queria realçar que esta medida poderá ser a única forma de alguns jovens seguirem os seus sonhos, especialmente os alunos externos, que muitos repetem exames para melhorar a sua classificação às disciplinas após a conclusão do secundário (quer seja para acesso ao ensino superior pela primeira vez, quer seja para mudança de curso no ensino superior). Como tal, necessitamos de uma resposta urgente a esta questão, uma vez que muitos futuros dependem desta mesma medida!

Da autoria de Katarina Sintra Serralha, de cartão de cidadão 304390275ZX0, e em nome de todos os assinantes.

Esta petição foi criada em 15 novembro 2020