Apoio extra para trabalhadores sem proteção social

Para: Segurança Social

Em Julho passado foi aprovado na Assembleia da República um denominado “Aprovado apoio extra para trabalhadores sem proteção social”, conforme notícia que pode ser consultada, clicando aqui: https://www.dinheirovivo.pt/outras/aprovado-apoio-extra-para-recibos-verdes-e-trabalhadores-informais

Este apoio para trabalhadores sem proteção social é sem dúvida bem vindo para muitos portugueses, entre os quais eu me incluo. É o chapéu de chuva para abrigar todos aqueles outros que não são abrangidos pela nossa Segurança Social mas que também devem ter direito a (sobre)viver.

Os sites da Segurança Social e Segurança Social Directa ainda não contemplam qualquer informação sobre este apoio extra. Até hoje.

E as marcações para atendimento presencial nas diversas instalações da Segurança Social são para daqui a meses e meses.

Seria importante saber-se como se requer este apoio. É esta a questão que gostaria de ver respondida por quem souber. Senão esta notícia foi apenas uma miragem.

Entretanto, o tempo passa. E as pessoas que precisam desesperadamente de alguma ajuda desesperam cada vez mais.

Por favor, é urgente dar voz a este desespero.

Que não é só meu, de certeza. Mas de muitos milhares ou mesmo milhões de portugueses. Que podem começar a sentir-se como estando do lado errado do Mar Mediterrâneo e a necessitar de o atravessar, como tantos migrantes mais desesperados do que nós, europeus nascidos na Europa do mercado comum.