Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Bombeiros, pela atribuição de um subsídio vitalício para as famílias dos que morreram ou ficaram incapacitados no combate aos incêndios em Portugal.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa

Subscritores: C.Silva (10529151) M. Caixeiro (11000929)

Exmos.

“Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros são treinados para atuarem em caso de incêndios (florestais ou urbanos/industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo. Alguns possuem equipamentos de matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar. O serviço de combate a incêndios e serviços de resgate é conhecido em alguns países como "brigada de incêndio". Os bombeiros tornaram-se presentes desde as áreas florestais para as áreas urbanas e a bordo de navios."



Esta é a definição de bombeiro que podemos encontrar em qualquer sítio na internet.



Mas ser bombeiro é muito mais que isso. Muito se tem escrito e falado sobre a nobreza de ser bombeiro, tantas interpretações diferentes e tantos significados!

São estes homens que dão a vida por nós, são estes homens que pensam primeiro nos outros do que neles próprios e nada pedem em troca, são estes homens que sobem escadas quando todos as descem, são estes homens que entram em edifícios a arder quando todos fogem, são estes homens que salvam pessoas e animais quando todos assistem, são estes homens que nos dão esperança, são esses soldados da paz, estes heróis que quando caem só são lembrados por um breve momento. Lá aparece então um político qualquer a lamentar a sua morte ou a infelicidade de ter ficado incapacitado.

Mas uma coisa podemos ter a certeza, eles nunca nos vão abandonar, não vão desistir de nós quando mais necessitamos.

São pessoas como todos nós, é certo, mas o seu sentido de humanidade, de responsabilidade, de dever para com o próximo não está ao alcance de qualquer mortal, tem que por isso ser qualificados de heróis, pois não faz sentido nenhum não o serem.

Porém, é facto, que os vários corpos de Bombeiros em Portugal são constituídos, em cerca de 90%, por voluntários, é necessário que em caso de acidente no desempenho das sua funções e do qual resulte morte ou incapacidade total ou permanente as famílias.

Considerando que o decreto-lei n° 466/99 publicado no Diário República n°259/1999 Série I-A de 1999-11-06 se encontra desatualizado, é pois, por isso, necessário criar um fundo ou um subsídio vitalício, para as famílias destes heróis, quando um deles cai, quando um deles sobe a escada até ao céu ou fica incapacitado para o resto da vida.

Proponho então que se reduza ou acabe com as reformas milionárias e as subvenções vitalícias dos ex-políticos e que com parte desse dinheiro seja criado um subsídio vitalício para as famílias dos bombeiros falecidos ou que ficaram incapacitados no combate aos incêndios em Portugal.

É para isto esta petição, para ajudar quem nos ajudam.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 05 Agosto 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.082 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.