Pela Requalificação Urgente do IC8

Para:  Presidente da Assembleia da República - Grupos Parlamentares - Deputados Eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria, Coimbra e Castelo Branco - Partidos Políticos - Presidente da República - Primeiro-Ministro - Ministra da Presidência - Ministro da Administração Interna - Ministro das Infraestruturas e da Habitação - Ministro do Planeamento - Ministra da Coesão Territorial - ANMP - ANAFRE - ANSR -CIMRL - Assembleia Intermunicipal da CIMRL - Câmaras Municipais do Norte do Distrito de Leiria - Assembleias Municipais do Norte do Distrito de Leiria - Juntas de Freguesia do Norte do Distrito de Le

PETIÇÃO PÚBLICA
REQUALIFICAÇÃO URGENTE DO IC8

O IC 8 é um itinerário complementar que faz a ligação entre a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal, e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão, via que promove uma ligação principal entre o litoral e interior do país, sendo uma das vias estruturantes da região do Pinhal Interior que já iniciou o seu processo de requalificação.

Contudo, a requalificação desta via rápida não está ainda terminada, faltando a intervenção no troço entre Pombal e Avelar (Ansião), com cerca de 20 km, que atualmente é uma adaptação da antiga Estrada Nacional 237, com bastantes cruzamentos de nível que têm provocado um significativo aumento da sinistralidade rodoviária e atropelamentos frequentes, inclusivamente com várias vítimas mortais.

Este troço é o único que falta para completar a requalificação deste itinerário tão crucial para o desenvolvimento estratégico e integrado do nosso país, acrescendo ainda o facto desta intervenção ter sido retirada da Concessão do Pinhal Interior Norte e não estar incluída em nenhum documento estratégico da Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que esta é uma via estratégica para o nosso país, pela ligação direta entre Portugal e Espanha, assumindo uma importância decisiva numa lógica de intermodalidade, com a ligação ao Porto da Figueira da Foz e à plataforma logística, assim como, pela sua conexão às linhas ferroviárias do Norte e do Oeste e às Autoestradas A1, A 13, A23 e A17 com ligação à A8.

Possui um elevado tráfego de veículos pesados, nomeadamente de transporte de madeira dos vários concelhos do Pinhal Interior, para as fábricas de celulose da Praia da Leirosa e para o próprio Porto da Figueira da Foz. Este facto, condiciona muito os tempos de viagem entre os vários concelhos servidos pelo IC8, face aos inúmeros cruzamentos de nível existentes e à ausência de zonas de ultrapassagem.

Este investimento também é decisivo no contexto da promoção da coesão territorial e do combate à desertificação dos concelhos do interior destas regiões, que há muitos anos reclamam a requalificação desta via nevrálgica para o Pinhal Interior e que assume uma importância verdadeiramente nacional, numa ótica de captação de investimento e fixação das pessoas, tão importante para o futuro desta região.

A verdade é que, com a integração do IC8 no Contrato de Concessão do Pinhal Interior Norte foi criada a expectativa nas populações e nos seus autarcas que a sua requalificação iria ser executada em todo o seu traçado.
Ora, passados todos estes anos, e depois de tantas mortes neste traçado, é premente a execução do troço entre Pombal e Avelar, com a inclusão de um nó de acesso desnivelado no Parque Empresarial do Camporês, conforme o projeto que integrava a referida Concessão, exigindo que o atual Governo inclua nas suas prioridades esta importante intervenção para melhor servir o Interior de Portugal.

MOVIMENTO DE CIDADÃOS EM DEFESA DA REQUALIFICAÇÃO DO IC8

Esta petição foi criada em 27 julho 2020