Petição para que todos os dados estatísticos e epidemiológicos relativos à propagação do vírus SARS-CoV-2 sejam disponibilizados publicamente aos Portugueses

Para: Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exma. Senhora Ministra da Saúde, Exma. Senhora Diretora Geral da Saúde

Em altura de pandemia o conhecimento e a informação sobre o estado do país relativamente à disseminação do fator patogénico que a está a causar é vital.

Está na hora de os Portugueses serem devidamente informados dos diferentes parâmetros estatísticos e epidemiológicos relativos à propagação do vírus SARS-CoV-2 em Portugal que são calculados pelos técnicos das entidades públicas.

Estes dados devem vir acompanhados das devidas explicações em linguagem clara e acessível.

Conceitos como R0 e Rt devem ser devidamente explicados. E não apenas serem comunicados como um simples número que muitas vezes é confundido por quem o apresenta.