Não ao encerramento de Serviços do Hospital Pulido Valente

Para: Exmo. Sr. Presidente da República, Assembleia da Republica, Partidos Políticos, Ministro da Saúde, População de Lisboa, funcionários do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Desde há alguns meses que algumas valências dos Hospital Pulido Valente têm sido transferidas para o Hospital Santa Maria com a desculpa de optimização de recursos. Na verdade o que se está a fazer é uma tentativa de racionalização de tratamentos de forma a poupar dinheiro, isto porque fisicamente é impossível que o hospital de Santa Maria absorva todos os profissionais de saúde do Hospital Pulido Valente, bem como os doentes que aqui são tratados.
Alega a administração que o Hospital Pulido Valente consome demasiados recursos financeiros, mas esconde que os consome, porque com menos recursos humanos consegue produzir mais do que o Hospital Santa Maria. Para comprovar este facto basta abrir o tabela de bord do Cento Hospitalar para verificar que por exemplo o Serviço de Cirurgia Geral com um terço de recursos produz aproximadamente o mesmo que os dois serviços que até há pouco tempo coexistiam no Hospital de Santa Maria.
Este é apenas um exemplo , porque se analisarmos cuidadosamente para outras valências a conclusão é a mesma.
O pais atravessa uma grave crise e temos de otimizar e racionalizar recursos, o que não podemos é assistir aos desmantelamento de serviços por razões políticas e economicistas sem qualquer critério.
Diga não ao Encerramento dos serviços no Hospital Pulido Valente

Esta petição foi criada em 12 Novembro 2013