Contra a construção da estátua do fundador do Benfica, Cosme Damião.

Para: Câmara Municipal de Lisboa

No seguimento do Orçamento Participativo de Lisboa, foi aberta pela câmara municipal de Lisboa uma votação feita pelos munícipes afim de se eleger os projectos a serem implementados na cidade de Lisboa. Um dos projectos vencedores, que vai custar entre 50 a 150 mil euros aos contribuintes, foi a construção da estátua do fundador do Benfica Cosme Damião.
Como Sportinguista e munícipe de Lisboa venho por este meio enumerar diversos motivos para a não realização desta obra:

- Visto os montantes usados na construção da estátua serem públicos, considero um assalto ao "bolso" dos contribuintes nesta fase de austeridade em que o país vive, estarem-se a usar neste momento dinheiros públicos numa estátua de culto a um clube de futebol que provavelmente vai sofrer de actos de vandalismo e a sua reparação vai acarretar ainda mais custos.

- A votação é completamente falaciosa uma vez que o total de votos exprime inequivocamente a vontade de uma falange de adeptos de um clube que em nada representam as vontades dos munícipes de Lisboa.

- O presidente da câmara municipal de Lisboa como Benfiquista devia ter impedido a candidatura deste projecto já que ia por em causa a sua isenção política.

- A construção desta estátua do ponto de vista institucional representa claramente uma afronta a todos os clubes de Lisboa e principalmente à Instituição Sporting Clube de Portugal , tendo em conta a histórica rivalidade existente entre os dois clubes pelo que a câmara municipal de Lisboa devia pautar a sua actividade pela isenção e imparcialidade e não contribuir para a acentuação do clima de crispação entre os dois clubes.

Esta petição foi criada em 07 novembro 2013
1 487 Pessoas