É URGENTE GANHAR TERRENO AO MAR NA POVOAÇÃO DA COVA-GALA

Para: Exmo.Senhor Ministro do Ambiente Engº. Pedro Matos Fernandes

Construção de quebra-mar em frente ao 5.º esporão a sul da barra da Figueira da Foz

A Junta de Freguesia de São Pedro do concelho da Figueira da Foz, ao longo desta última década, manifestou constantemente sua preocupação com o avanço do mar sobre a sua freguesia, nomeadamente a sul do 5.º esporão, uma zona densamente povoada, com diferentes gerações enraizadas nesta terra de gentes do mar. Esta situação, muito em breve, poder-se-á tornar dramática também para as habitações localizadas em frente ao 3.º esporão como para toda a freguesia, localizada entre o mar e o rio. Também é diariamente visível a danificação da duna primária, que tem prevista uma intervenção em maio, e de todo o ecossistema do nosso pinhal completamente indefeso.
Num estudo já realizado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) sobre a colocação de barreiras artificiais como forma de proteger a costa das investidas do mar, é notória a eficácia do quebra-mar na redução dos galgamentos na frente urbana e o contributo para a redução da erosão, invertendo-se a tendência, com a alimentação artificial dos shots de areia previstos na praia.
Efetuar o realojamento desta população da linha de costa, custaria muitos milhões de euros, e danos pessoais incalculáveis para quem é arrancado das suas raízes, o que nos permite afirmar que a solução que apresentamos é mais vantajosa, mais viável e mais adequada para este grave problema ambiental.
ASSIM, A JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO PEDRO E A SUA POPULAÇÃO JULGAM SER NECESSÁRIA E URGENTE A CONSTRUÇÃO DE UM QUEBRA-MAR DESTACÁVEL PARALELO À LINHA DE COSTA SEM LIGAÇÃO A TERRA, NA PRAIA A SUL DO QUINTO ESPORÃO, REDUZINDO O PERIGO DE GALGAMENTO NA FRENTE URBANA E NO CONTRIBUTO PARA A REDUÇÃO DA EROSÃO DA PRAIA, INVERTENDO A TENDÊNCIA ATUAL. ESTE QUEBRA-MAR PERMITIRÁ QUE AS PESSOAS DESTA ZONA HABITACIONAL SE SINTAM SEGURAS E QUE OS DIFERENTES ECOSSISTEMAS ENVOLVIDOS SEJAM PRESERVADOS/RECUPERADOS.

É URGENTE GANHAR TERRENO AO MAR NA POVOAÇÃO DA COVA-GALA, para Exmo.Senhor Ministro do Ambiente Engº. Pedro Matos Fernandes foi criada por: Junta de Freguesia de São Pedro.
Esta petição foi criada em 01 março 2021
1 259 Pessoas