Redução dos tarifários na ferrovia na C. I. Região de Aveiro

Para: Presidentes das Câmaras Municipais dos Concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA

Exmos. Srs. Presidentes das Câmaras Municipais dos Concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA

Nós, cidadãos abaixo identificados, na qualidade de munícipes da Região de Aveiro, vimos por este meio solicitar a V. Ex.as a implementação da redução no tarifário dos transportes públicos ferroviários e exortá-los a tal medida, no benefício de todos os municípios da CIRA (no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos).

O principal eixo urbano da Região de Aveiro é aquele que liga Aveiro-Estarreja-Ovar-Esmoriz, o qual é percorrido diariamente por milhares de pessoas e para o qual é fundamental uma atenção clara com a mobilidade dos cidadãos, apostando em transportes ambientalmente e economicamente sustentáveis, a preços acessíveis.

Há milhares de munícipes que se deslocam diariamente tanto entre estações e apeadeiros dos Concelhos de Oliveira do Bairro, Aveiro, Estarreja e Ovar como destes para a Área do Porto ou para a de Coimbra e é geralmente aceite por todos que o meio de transporte público maioritariamente usado pelos cidadãos da CIRA para se deslocarem diariamente de e para o trabalho não é o rodoviário, mas sim o ferroviário.

Deste modo, consideramos lamentável a opção tomada pela CIRA de privilegiar exclusivamente o transporte rodoviário na redução de tarifário, a qual revela profundo desconhecimento e até desconsideração com a maioria dos cidadãos, que se deslocam diariamente de comboio, de casa para o seu trabalho e vice-versa.

Como utilizadores diários de comboios nas deslocações de e para o trabalho, seja dentro da Região de Aveiro, seja para Áreas limítrofes, como a Área Metropolitana do Porto (AMP), consideramos incompreensível o facto de não termos acesso a um benefício que já está em uso noutras Comunidades Intermunicipais (CIM) do país, que reconheceram a importância desta medida e já a implementaram.

Refiram-se os exemplos dados recentemente pelas CIM do Tâmega e Sousa, também próxima da AMP, das Beiras e Serra da Estrela e da Região de Leiria, que se juntaram às CIM do Algarve, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo. Todas elas já dispõem de descontos nos tarifários para a ferrovia (de acordo com informação da CP - https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/avisos/descontos-cim). Outras encontram-se em negociações nesse sentido.

Em síntese, solicitamos a V. Ex.as que procedam à implementação desta medida na CIRA, a qual tão benéfica se tem revelado noutras Comunidades Intermunicipais. Consideramos que a redução dos tarifários na ferrovia para os cidadãos da CIRA será uma medida de grande importância para toda a região e para o seu desenvolvimento e sustentabilidade no futuro.

Esta petição foi criada em 27 Junho 2019