Confeitaria Cunha "Monumento de Interesse Municipal" e "Porto de Tradição"

Para: Presidente da Câmara Municipal do Porto, Assembleia Municipal do Porto

Considerando notícias recentes que dão conta do encerramento iminente da Confeitaria Cunha e, consequentemente, do seu snack-bar, obra emblemática de Victor Palla e Bento d'Almeida, datada dos anos 70 e um dos marcos do Moderno na cidade do Porto;

Considerando que estamos perante uma "obra total" em que aquela dupla de arquitectos (formada na Escola do Porto) concebeu e soube levar à prática uma obra de invulgar interesse e inventividade numa tipologia por si "importada" do snack-bar;

Considerando que há muito que este espaço devia estar classificado de Interesse Municipal e, mais recentemente, parte integrante dos espaços comerciais abrangidos pela iniciativa camarária do "Porto de Tradição" e, como tal, estar sob protecção legal conforme disposto nesta última;

Apelamos ao Presidente da Câmara Municipal do Porto e aos Senhores Deputados Municipais para assegurarem a permanência e a integridade desta obra maior da arquitectura de interiores da cidade do Porto, uma obra de grande beleza, singularidade e perfeitamente bem conservada.

Nesse sentido, os abaixo assinados apelam à classificação da Confeitaria Cunha como Monumento de Interesse Municipal e loja-membro da "Porto de Tradição".

(foto © Arménio Teixeira)

Confeitaria Cunha "Monumento de Interesse Municipal" e "Porto de Tradição", para Presidente da Câmara Municipal do Porto, Assembleia Municipal do Porto foi criada por: Fórum Cidadania Porto.
Esta petição foi criada em 31 Outubro 2017
3.983 Pessoas