Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela destituição do Arqtº Manuel Salgado da liderança da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana)

Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Exmos. Srs. Vereadores; Exmos Senhores Deputados Municipais

A presença do Arquitecto Manuel Salgado ao longo de cerca de 12 anos, sempre à frente do pelouro do Urbanismo, ou a ele directamente ligado, revelou-se nefasta e negativa para a cidade de Lisboa. Só num futuro próximo como munícipes poderemos, verdadeiramente, avaliar a dimensão da catástrofe que se abateu sobre a cidade de Lisboa, resultado das opções das políticas urbanísticas e da visão pessoal e megalómana do Arqt. Manuel Salgado. As palavras são duras, mas são merecidas. O Saldo ao fim de 12 anos é muito negativo. Esta é a opinião dos subscritores desta petição.

Mais do que o gosto pessoal por um ou por outro projecto, critica-se o total desrespeito pela opinião dos munícipes; a contínua promoção da especulação imobiliária em vez do seu combate; o total desprezo pelas pessoas que moravam na cidade e que a tiveram de abandonar; a promoção de um turismo insustentável; a manipulação das normas e da lei com prejuízo último para a cidade e para aqueles que nela vivem.

Os regulamentos municipais na área do urbanismo, acabam por ser o espelho daquilo que foram os 12 anos da gestão do Arqtº Manuel Salgado (v.g. Alojamento Local).

O impacto de algumas das decisões que foram tomadas enquanto exerceu o cargo de vereador do urbanismo, como a extinção da EPUL e o avale a projectos urbanísticos com volumetrias impossíveis aos olhos do PDM, de que é caso recente o projecto para o "Quarteirão da Portugália", na freguesia de Arroios, fazem com que a sua permanência à frente da presidência da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana), ainda que legalmente possível, seja politicamente e civicamente indesejada, por que é incompatível com os critérios de transparência que se exigem a quem ocupa tal cargo.

A transparência de que falamos e que sempre exigimos enquanto munícipes nunca foi, pelo menos é essa a ideia com que ficamos pela prática demonstrada na CML, a preocupação principal do Arqtº. Manuel Salgado. Sempre ou quase sempre se tentou escudar ou então tentou protelar, directa ou indirectamente, com negligência ou até intencionalmente, a consulta pública de documentos relevantes para a cidade, para que pudesse ser feita a sua análise por todos. Foi o que aconteceu, recentemente, com o "Martim Moniz" e a revisão do projecto do "Quarteirão da Portugália".

Assim sendo, os peticionários abaixo assinados, vêm por meio desta petição pública, solicitar a V.Exas., enquanto titulares de cargos públicos à frente de instituições de capital e funcional importância para a cidade de Lisboa,

que promovam e exijam a destituição imediata do cargo de presidente da SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, do Arqtº Manuel Salgado, ex-vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, por manifesta necessidade em salvaguardar o interesse público e a confiança nas instituições.









Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
235 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.