Petição Pública
PETIÇÃO PARA A ABERTURA DA URGÊNCIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL GARCIA DE ORTA

Assinaram a petição 2.814 pessoas
No dia 14/11/2019, a Ministra de Saúde, juntamente com a Presidente da Câmara Municipal de Almada e a Comissão de Utentes do Seixal, reuniram-se para discutirem sobre o encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta todas as noites.

A solução anunciada pela Ministra da Saúde, a Ex.ma Marta Temido, foi o alargamento do horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada, que vão passar a funcionar das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, no fim de semana.

Esta solução significa que entre a meia noite e as oito da manhã (sendo este intervalo de tempo maior aos fins de semana), os moradores de Almada e de toda a margem sul do Rio Tejo terão de se deslocar a Setúbal ou a Lisboa, se por acaso os seus filhos, irmãos, netos, entre outros, estiverem numa condição muito grave de saúde e que necessitem de tratamento urgente.

Como utente do Hospital Garcia da Orta, acho inadmissível que tenha sido esta a solução que se encontrou.

Relembro que, tanto os hospitais públicos de Lisboa e de Setúbal, como os centros de saúde já têm a sua afluência normal de urgências para tratar, isto significaria uma sobrecarga ainda maior. Para além disto, os centros de saúde não dispõem dos mesmos recursos que um hospital.

Está na hora de agirmos! Não podemos permitir que o Estado tome esta atitude perante uma situação tão delicada!

Há que contratar URGENTEMENTE mais médicos pediatras para o Hospital Garcia de Orta.

Se o Hospital de Almada existe é para cumprir as suas funções, é para isso que pagamos impostos.

Solicito ao Presidente, ao Primeiro Ministro e à Ministra da Saúde que tomem medidas imediatas e eficazes que vão de encontro com a verdadeira necessidade dos utentes do Hospital Garcia de Orta.

Se concorda com esta iniciativa assine a petição, por favor.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp