Petição Pública
Por uma alternativa ao abate de 20 plátanos na Avenida do Cabedelo - Darque - Viana do Castelo

Assinaram a petição 3 399 pessoas
Exmo Presidente do Município de Viana do Castelo
Engº José Maria Costa

Como é do conhecimento de V. Exa., o arvoredo da Avenida do Cabedelo em Darque faz parte da identidade visual da própria localidade, da história e do imaginário dos Vianenses, e de todos aqueles que nos visitam. Para além da sua beleza singular, tem cumprido várias funções ao longo das suas dezenas de anos de existência.

Uma única árvore é capaz de sustentar uma infinidade de vidas. As 20 árvores que tencionam abater ocupam um papel ambiental crucial, atendendo à sua eficácia no equilíbrio do ecossistema. Estas árvores têm uma função na nossa vida e merecem a sua existência. Como sabe, o espaço público é o primeiro espaço de convivência social e a Avenida do Cabedelo cumpre bem essa função, proporcionando momentos de lazer a todos os que optam por caminhar e confraternizar aproveitando a sombra desta Avenida!

Bem sabemos que ainda ficam 150 Plátanos para cumprir essa função, mas não nos podemos esquecer que o abate destes 20 plátanos irão juntar-se ao abate já realizado de DEZENAS de pinheiros para a construção deste acesso e da destruição de algumas dunas na zona de Chafé. Sempre a somar.

Não estamos contra a evolução e a construção das melhorias do acesso ao Cabedelo - reconhecemos a sua extrema importância - no entanto entendemos que possa existir uma alternativa mais amiga do ambiente e menos impactante na vida de todos ! Deve ser do conhecimento público o estudo das alternativas estudadas, que culminaram na decisão do abate destes Plátanos.

Sim, despertamos todos muito tarde para esta realidade, atendendo a existência de uma divulgação pública prévia, no entanto isso não invalida a preocupação genuína dos cidadãos e a necessidade de se tentar corrigir este erro grosseiro. A natureza não é só algo que é agradável ter. É o nosso sistema de suporte vital.

Alguns dados que podem ajudar a repensar esta decisão:
* Apenas 12% de todas as pessoas do planeta respiram um ar de boa qualidade, segundo um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS)
* Atualmente, mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo estão expostas à poluição tóxica em níveis superiores aos tolerados pelas organizações internacionais de saúde
* Já somos sete biliões de pessoas no mundo, a comer, a usar energia,a poluir e a consumir cada vez mais produtos num planeta finito. A pressão sobre os recursos naturais só aumenta!!

Por todos os motivos enunciados, e na esperança que sejam sensíveis à Natureza, solicitamos a anulação, com efeitos imediatos, da decisão de abater 20 Plátanos na Avenida do Cabedelo em Darque, Viana do Castelo, com data prevista para 14 de Setembro de 2020!

(Como o destinatário não é a Assembleia da República não é necessário a colocação do campo adicional de recolha "Nº BI/Cartão do Cidadão)

Cidadãos Ativos
Deolinda Ribeiro